segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Um aniversariante trekker e seus bolinhos de caneca

Hoje é aniversário do meu namorado. Hip hip, hurra! Ele é um fofo, carinhoso, Trekker, fã de Monty Python e Woody Allen. Tem o abraço mais quentinho do universo, usa Firefox, escuta jazz (mas também adora Kiss), vê Pushing Daisies comigo. Entende que eu estou estudando muito, me dá força, vê o lado positivo de tudo, adora comer os meus quitutes e me ajudar na cozinha.

Enfim, ele é uma pessoa altamente apaixonável. Praticamente um ewok. Mas não é chegado em bolo.

Pra mim, aniversário precisa de um bolinho. Senão, não tem graça. Por isso, passei a tarde inteira de ontem lamentando que ele não ia ter bolo de aniversário. Não interessa comemorar em restaurante, dia do aniversário tem que ter bolo-guaraná-muito-doce-pra-você. "Mas Dea, eu não sou muito de bolo", dizia meu amor, em meio a todo os DVD's maravilhosos da Livraria Cultura (eu sou uma desnaturada e levei ele junto pra escolher o presente de aniversário, já que eu não consegui decidir o que comprar; mas ele fez isso comigo no meu, então eu estou perdoada).

Depois das comprinhas dos presentes e de um lanche tenebroso no Bob's (hambúrguer seco, cheddar sem gosto - mil vezes os lanches que eu faço em casa, com ingredientes frescos e lotados de molho de tomate caseiro), fomos para a minha casa, ficar preguiceando na frente da TV. Depois de American Dad especial Star Wars, Achmed no You Tube e resultados do futebol na Sport TV, eu tive uma epifania. BOLO DE CANECA. Simples, rápido, fácil, pequeno, sem baderna e feito no microondas.


Ok, ontem foi véspera do aniversário dele, mas o momento bolo representava hoje. Esse bolinho na caneca (huuuum, seria esse um mugcake?) é uma porção individual e representa a máxima da comida de nerds: coloque no microondas e tire algo pronto lá de dentro. E o melhor: algo gostoso, fofinho e perfumado, não aquelas lasanhas congeladas com gosto de nada.

Eu tinha uma receita para 4 bolinhos de caneca (encontrada em uma revistinha de receitas, daquelas bem populares), então reduzi para produzir apenas dois bolinhos. Não sei se minhas canecas eram muito grandes, mas no final das contas os bolinhos ficaram do tamanho de meia caneca cada um. Então, a receita rende dois bolinhos de meia caneca ou um de caneca inteira.

Como ele não é assado lentamente no forno convencional, achei melhor colocar um pouquinho de leite condensado por cima pra deixá-lo mais molhadinho. Claro, você também pode fazer uma calda de chocolate, mas a praticidade me fez optar pelo leite condensado, colocado sobre o bolo ainda bem quentinho. Também pode comer direto da caneca, mas a ocasião pedia pratinhos e garfinhos coloridos.

Meu querido aniversariante não chegado em bolo adorou a surpresinha, o tamanho meigo e a cara mimosa com que eles ficaram. E o sabor e textura também foram 100% aprovados.

MUGCAKES DE ANIVERSÁRIO
Mug significa caneca, então fiz um trocadilho com cupcake.

* 1 ovo
* 1 e 1/2 colheres de sopa margarina
* 1 e 1/2 colheres de sopa leite
* 1/4 de xícara de açúcar
* 1/2 xícara de farinha
* 1 e 1/3 colher achocolatado em pó
* 1 colher de chá de fermento
* Pra decorar: leite condensado, chocolate granulado, geléia

- Misture a manteiga com o açúcar até formar um creme leve e fofo.
- Adicione o ovo e o leite e mexa.
- Adicione a farinha, aos poucos, mexendo sempre.
- Adicione o achocolatado, misture.
- Coloque o fermento e incorpore delicamente.
- Coloque metade em cada caneca (ou em uma, pra ter um bolo maior) e leve uma de cada vez ao microondas em potência média, por 3 minutos.
- Se quiser, desenforme, coloque leite condensado e decore com geléia e chocolate granulado.

6 comentários:

Vivian disse...

hahaha, adoro os seus posts, sao muito divertidos. Concordo contigo em genero, numero e grau sobre o Bob's rs
Felicidade pro seu namo
boa semana
bj

Eli disse...

Eu ainda não fiz esse bolinho de caneca mas vendo assim fico muito tentada.

www.saboresdalica.blogspot.com

Anônimo disse...

Provado e aprovado :)

daqui um ano quero outro \o/

bjzzz

\\//,

A União Faz a Vida disse...

Meu marido também não gosta de bolo. Vai entender...
:)
Beijinho

Lua Limaverde disse...

Parabéns pro namorado, ele faz aniversário no mesmo dia do meu pai! Engraçado que a maioria das meninas reclama que o namorado/marido não curte bolo/doces. Aqui é o contrário, meu marido é uma formiga, rs. Bj.

Anônimo disse...

Tô ficando fã das tuas receitas. Vou tentar fazer. Também não sou muito de bolo , mas vendo e lendo (que meigo) deu vontade de tentar prá fazer e comer com meu amorzão.