segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Ingredientes certos para uma tarde ensolarada

Vocês lembram daquela receita que eu fiz que era pra ser uma mousse e virou um molho? E lembram que eu bati o creme de leite de caixinha por 10 minutos e ele não tomava consistência?

Pois outro dia eu estava no supermercado quando vejo uns potinhos perto do requeijão, onde dizia Creme de Leite Fresco (Nata). Ah-ha! Não deixei escapar e, como estava em promoção, me empolguei e levei logo dois, pensando que se algo desse errado, o máximo que iria acontecer seria usá-los no lugar de creme de leite de caixinha. Sim, eu sei, eu não aprendo lições, eu sempre acho que dá pra ter mais uma aplicação, que dá pra substituir, que é possível trocar um ingrediente por outro similar. Deve ser minha cabeça enraizada em reuso de funções que me faz tão teimosa.

Não estava disposta a tentar de novo a receita da Nigella, que eu desastradamente acabei por transformar em outro doce. É muito achocolatada, eu não estava no clima, não tinha comprado nem suspiros nem marshmallows e a Silvinha, do Food Talk, comentou que a fez não gostou. Lembrando que eu tinha montes de sobrinhas de frutas na geladeira, tendo aquele belíssimo creme de leite fresco na mão e o dia estando quente, minha mente arquitetou o plano óbvio: salada de frutas para o lanche da tarde! Eu desconfiava que o creme de leite fresco batido ficaria lindamente firme, mas ainda assim fofo, como aquele chantilly meio amareladinho que se come na Bomba Royal da maravilhosa Banca 40 do Mercado Público de Porto Alegre.

E não deu outra. Bati com o mixer, com a pazinha em forma de fouet, por meros dois minutos. A consistência ficou exatamente como eu havia imaginado, linda, cremosa.


Para a salada de frutas, simplesmente peguei todas as que achei lá em casa, cortei-as e coloquei em diversos potinhos. Preparei dois suquinhos, desses estilo Clight (está linkado para o site da Clight Argentina, por que o Clight.com.br direciona para o site da Trakinas! Isso não pode ser de propósito, então alguém hakeou o site pra sacanear as pessoas de dieta), um de sabor guaraná e outro de laranja. O chantilly ficou também em um belo potinho, esperando para ser servido.


Deixei assim, pra cada um colocar a quantidade que quisesse de cada fruta, escolhesse o sabor do suco que prefere e montasse sua porção. Reservei quatros belos morangos, deixando-os inteiros, para colocar sobre o chantilly e dar aquele efeito bonito. Comemos alegremente, na sacada, aproveitando o solzinho de início de primavera e conversando deliciosas amenidades.


SALADA DE FRUTAS ENSOLARADA

CHANTILLY
* 1 pote de creme de leite fresco (300 ml)
* 2~3 colheres de sopa de açúcar baunilhado
* canela e noz moscada a gosto

Bater o creme de leite com os outros ingredientes até que esteja firme. Os temperos são opcionais, e você pode trocar o açúcar baunilhado por açúcar + essência de baunilha. Esse Chantilly é absolutamente melhor que o comprado pronto, você pode fazê-lo na consistência e doçura que achar melhor e ainda por cima custa bem mais barato.

SALADA DE FRUTAS
* frutas diversas, picadinhas (eu usei morango, laranja, nectarina e maçã)
* suco (pode ser de pacotinho ou de caixinha)
* chantilly

- Coloque as frutas numa taça, alternando as camadas.
- Misture um pouqinho, com delicadeza.
- Coloque o suco até que cubra quase totalmente as frutas. Não coloque até a borda da taça, por que pode trnasbordar ao colocar o Chantilly.
- Coloque uma colher de chantilly e acomode um morango inteiro em cima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alem de saudável é leve e muito gostosa esta salada de frutas.

Paulo.

Anônimo disse...

Tava ótima, adoro frutas.