quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Por uma cozinha mais nerd e uma internet mais limpa

Eu ADORO gadgets. O dia em que eu for estupidamente rica (digo rica estilo Google, Bill Gates ou Deputada Federal) vou comprar toneladas dessas tralhas inúteis, só que bonitinhas. Vou transformar minha casa no paraíso USB.

Eu já tenho problemas com me segurar pra não encher minha cozinha com milhares de porta-condimentos, fôrmas variadas, tacinhas e copinhos coloridos. Mas quando se trata de utensílios nerd³, tudo fica ainda mais divertido.

Adoro ler sobre gadgets, ainda por cima os culinários e/ou explicitamente nerds , só pra me torturar um pouquinho. A maioria é importado e, não bastasse eles já serem caros, o dólar estar disparado e ter que pagar shipping, a taxa de importação é altíssima. Mas é tão bom ver esses brinquedinhos que eu vez ou outra me pego navegando por sites só pra dar uma espiada.

Pelo jeito, vários blogueiros nerds também gostam de novidades para as suas cozinhas. Me deparei com uma lista muito bacana no blog "Da Redação", que descrevia 10 itens nerds legais para a cozinha. O detalhe é que não tinha nenhum link para os sites de venda. Fui no meu amiguinho Google (como diria o Nerdson) e comecei a pesquisar... Quando encontro um post do Listverse.com, com uma lista idêntica, obviamente postada antes. As mesmas fotos, a mesma ordem, texto parecido (só que em inglês). Voltei no blog Da Redação (que eu não vou linkar, não vou fazer propaganda de graça pra quem copia textos) pra procurar a boa-fé, ver se tinha o link para o post original... E nada.

Pessoal Da Redação: isso é feio e mau. Aliás, mais que isso, é crime. Já ouviram falar de propriedade intelectual? Se é na Internet pode? Se fosse um livro, ou uma música, ou filme, ou uma matéria de jornal, os créditos seriam dados. Internet não é "terra de ninguém". Use, mas dê os créditos e o link. Seja uma boa pessoa, você não é mais esperto que ninguém se copiar o conteúdo de outro site. Pelo contrário: o Google está aí pra te desmascarar, e com isso você só vai fazer papel de bobo.

Eu mesma já utilizei fontes diversas no meu blog: desde uma notícia do Ego até receitas do livro da Nigella, passando por citações do blogs de tecnologia e do Douglas Adams. Tudo com as devidas fontes e links. Se um dia eu ver uma receita ou citação minha em outro site, vou simplesmente adorar, desde que digam que fui eu que fiz (lá no rodapé do blog tem uma licença Creative Commons que diz exatamente isso: use, mas cite a fonte). Aliás, o Chris Hoffman usou uma citação minha em uma palestra e me deu os créditos. O máximo.

Bom, voltando à intenção original do post, aqui está uma listinha com alguns dos gadgets culinários que eu acho geniais. Os links para os posts originais estão ao lado de cada um deles:


Lixeira R2D2
90% dos nerds que eu conheço são fãs inveterados de Star Wars. Eu sou desde pequenininha, quando meu pai me levou ao cinema pra ver a versão remasterizada. Acho que 100% dos fãs de Star Wars amam o R2D2. Essa lixeirinha chega a ser um sacrilégio (quem largaria lixo nesse robô fofo?), mas que é o máximo, não dá pra negar. Encontrei um outro item igualmente fofo, mas que profana menos o R2D2: um moedor de pimenta.
[original] [compre]


Torradas com impressão
Torradeiras que imprimem desenhos no pão não são novidade. Existem modelos que torram a carinha do Mickey, outros que fazem o mesmo com a Hello Kitty... Mas agora existem as verdadeiramente nerds. A que imprime um jogo da velha é uma graça, mas a Zuse Toaster Printer e a Scan Toaster são simplesmente o máximo: elas têm uma malha de queimadores que permitem a "impressão" de imagens na torrada, ou seja, você escolhe na hora o seu desenho personalizado. Ainda são conceituais, mas tomara que cheguem logo às lojas.
[original]


Cortador de biscoito de quebra-cabeça de dinossauro
Duplamente nerd, esse cortador transforma seus biscoitos em pecinhas de quebra cabeça que, quando montado, vira um dinossauro. A maioria dos nerds já passou pela fase "quero ser cientista" quando criança, sendo que nem todos acabam por virar o Ross Geller. Com esse cortador, dá pra pra se lembrar da dino-mania e ainda fazer deliciosos biscoitos!
[compre]

Cubos de gelo
Os em formato de Tetris são lindos, mas conceituais, portanto, não estão a venda. Mas os de dinossauro existem e estão à venda no mesmo site dos cortadores de biscoito. Bom para impressionar os amigos na sessão de RPG/games.
[original] [compre]

Tábua de carne do Space Invaders
Um clássico do video-game para lhe fazer companhia enquanto você prepara clássicos da cozinha internacional. Ou pode ser usada simplesmente pra deixar a cozinha bonita (eu nunca teria coragem de cortar carne numa tábua tão linda quanto essa).
[compre]

Existem mais milhares de itens nerds para a sua cozinha. Dê uma navegada pelo Think Geek e fique babando (até por que eles não entregam pro Brasil).

Essa é só uma amostrinha, alguns dos gadgets mais legais. Outros posts como esse virão, e eu ainda farei um especial sobre canecas, uma das minhas paixões. E o que é melhor: existem lojas brasileiras que vendem canecas nerds maravilhosas.

4 comentários:

Anônimo disse...

dia criança ta proximo, acho que vai aumentar tua coleção de canecas ;)

adorei essa materia sobre os brinquedinhos \o/

\\//,

Anônimo disse...

Usar uma fonte sem cita-la é crime em qualquer ambito. Parabens pela postagem e torço para que iniciativas desse porte alavanquem açoes mais eficazes contra a violação de direitos autorais \\//,

Vivian disse...

eu quero o D2 pra mim !!! adorei esse seu post. Ficou nerd kkkkk
bj

Silvia disse...

Eu utilizo um site que se chama http://www.shipito.com na California. As lojas podem entregar para eles e depois de ter recibido o teu produto, eles mandam pro Brasil.