segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A overdose de morangos

Chegou a época das frutas vermelhas! A tão aguarda época das frutas vermelhas! A colorida, gostosa e apetitosa época das frutas vermelhas!

Desde a metade do ano estou anunciando na minha casa que no início da primavera meus doces tornariam-se mais rosados e frutais, com aquele azedinho-doce característico. E assim está sendo: cada vez que passo na frente de uma banquinha de frutas, aquelas bandejinhas me chamam, eu tenho um siricotico e carrego pelo menos duas pra casa.

Minha sorte é que os dias mais quentes estão apetecendo sobremesas leves e que na minha casa todos adoram frutinhas fresquinhas, sejam puras ou em doces.

No sábado, meu namorado foi na minha casa, levando uma barra de chocolate para a sobremesa (que amor!). Meus pais pediram bis do Croque Monsieur, então a noite acabaria sem novidades na cozinha (de novo, só o Pafúncio mesmo). Só que aqueles morangos precisavam ser comidos. Aquelas frutinhas vermelhas estavam se oferecendo sapecamente, quase piscando o olho pra mim.

Eu não tinha pensado em nenhuma sobremesa e a barra de chocolate comprada com tanto carinho teria que ser usada na invencionice. Morangos e chocolate combinam perfeitamente... Chocolate e creme de leite combinam perfeitamente... A-ha! Nada como a transitividade!


A solução não poderia ter sido mais simples (e nem por isso menos saborosa): durante o tempo de forno do Croque Monsieur, piquei os morangos em pedacinhos, quebrei a barra de chocolate em quadradinhos e bati creme de leite de caixinha com alguns temperos adocicados.

Coloquei na mesa assim, em potinhos, com as tacinhas do lado, para cada um colocar a quantidade que quisesse de cada coisa. Poderia ter montado, mas desse jeito é muito mais divertido, mais prático, e eu ainda tive o prazer que usar a linda molheira da minha mãe para meu creminho de leite batido.

"Isso não é receita que se apresente", alguns dirão, "são só uns ingredientes que você nem se deu ao trabalho de misturar direito". Pode ser, mas todo mundo adorou, eu me diverti fazendo e comendo e o sabor ficou delicioso. Ás vezes os maiores prazeres residem nas coisas mais simples.


IMPROVISO DE MORANGOS

* 1 caixinha de morangos
* 1 caixinha de creme de leite
* 1 barra de chocolate ao leite (pode ter crocante, amendoim... Use a que tiver em casa)
* 2 colheres de sopa de açúcar baunilhado OU 1 colher de sopa de essência de baunilha + 2 colheres de sopa de açúcar (ou mais açúcar, se você preferir mais doce)
* canela e noz moscada à gosto

Pique os morangos já lavados e coloque-os numa vasilha bem bonita.
Quebre a barra de chocolate em quadradinhos pequenos (use as linhas divisórias da própria barra e quebre ainda mais um pouquinho os quadradinhos resultantes). Coloque em um potinho.
Com um fouet (ou um garfo), bata o creme de leite com o açúcar baunilhado (ou o açúcar + essência), a canela e a noz moscada, até obter um molho bem perfumado. Coloque numa molheira e deixe na geladeira por uns 30 minutos.
Leve à mesa os potinhos, para cada um poder se servir do quanto quiser, ou monte tigelinhas com uma camada de morangos picados, outra de quadradinhos de chocolate e o molho por cima.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente foi divertido e gostoso, nada como boa companhia, bom papo, risadas e improvisos gastronomicos que tocam em cheio o espírito.

\\//,

A União Faz a Vida disse...

Querida, adorei teu blog... Sim, é realmente difícil encontrar gente aqui do sul com foodblogs. Vou te linkar, ok?
Beijinho