terça-feira, 30 de setembro de 2008

Cupcakes para o Chá da Tarde

Essa é a minha primeira participação em um desafio de culinária. E nada poderia ser mais adequado: eu ADORO cupcakes. Uma das minhas receitas best-of é de cupcakes lisinhos, que podem ser recheados com o que der na telha, ou acompanhados de geléias, buttercreams... Hum!

Uma das coisas que me deixa mais feliz é perfumar a casa inteira com o cheirinho de baunilha ou chocolate (embora o cupcake de morango que eu fiz outra vez também tenha ficado memorável), ou chegar na casa dos meus amigos levando aquelas miniaturas meigas de bolo. Cupcakes são doces, delicados e inventivos, por que você tem mil possibilidades pra variar o recheio e a cobertura com uma mesma massa.

Eu sempre uso forminhas de papel nos meus cupcakes. É mais fácil, mais prático, não tem que untar, não gruda e, principalmente, faz MUITO menos sujeira. É só você colocar uma forminha de papel em cada espacinho da forma de muffin (ou em cada forminha de empada, como é o meu caso, já que quando eu comecei com a loucura pelos cupcakes não encontrei forma de muffins a venda) e preencher com a massa. Voilá.

Apesar dos meus cupcakes de sucesso usarem uma massa que vai leite e farinha com fermento, fiquei com uma vontade incrível de experimentar uma receita diferente. Claro, uma que fosse fácil e rápida (receitas de meia hora são as minhas preferidas). Como vocês já devem ter percebido, ando meio viciada no meu livro da Nigella, e recorri a ele pra achar uma receita de bolinho nova e apetitosa. A mais meiga que encontrei foi a dos Bolinhos Borboleta, mas aquela história de cortar a "tampinha" do bolo e transformar em asas era frescura demais pra minha cabeça. Keep it simple. Faça receitas que levem menos tempo que escrever um quick sort.

Adaptei a receita do livro, adicionei gotas de chocolate (eu sempre mantenho um saco delas na despensa, são tão úteis e gostosas) e troquei o icing pela simplicidade do doce de leite. Fiz umas bolinhas de pasta americana só pra deixar mais bonito, mas elas são completamente dispensáveis (você também pode colocar uma cereja, ou confeitos coloridos, ou chocolate granulado). O resultado não poderia ser melhor. Cupcakes com um top crocante e interior macio e aerado, um leve toque de chocolate e uma brilhante, generosa e apetitosa camada de doce de leite.


Tem gosto de infância e o que é melhor: são super fáceis de fazer. Basicamente é só misturar os ingredientes, usando um pote e uma colher. Nada mais. Sem mixer, batedeira, liquidificador. Como vai pouca farinha, você não se mata batendo a massa. E o icing não poderia ser mais simples: basta abrir um pote.

CUPCAKE DE BAUNILHA-CHOCOLATE COM DOCE DE LEITE
Adaptado da receita de Bolinhos Borboleta da Nigella
Rende 9 bolinhos


*
125 g de manteiga ou margarina (aproximadamente 2 e 1/2 c. sopa)
* 125g de açúcar
* 2 ovos inteiros
* 150g de farinha de trigo
* ~1/2 colhar de chá de bicarbonato de sódio (eu coloco um pouquinho mais)
* ~1 colher de chá de fermento em pó biológico
* baunilha (o quanto você gostar, eu adoro e coloco umas 3 colheres de chá)
* gotas de chocolate a gosto (usei aproximadamente 3/4 de xícara)
* 1/2 pote de doce de leite
* para enfeitar: bolinhas coloridas de pasta americana, cerejas, confeitos, etc.

- Pré-aqueça o forno no a 220ºC.
- Bata a manteiga com o açúcar (pode misturar com a mão, mas eu prefiro usar uma colher), até que o a manteiga incorpore todo o açúcar e vire um creme amarelinho claro, bem fofinho.
- Junte à mistura um ovo e um pouquinho da farinha. Misture. Quando incoporar, junte o outro ovo e mais um pouquinho de farinha. Bata mais um pouco, para misturar bem.
- Adicione o resto da farinha, o bicarbonato e o fermento, misturando bem a cada adição. Coloque a baunilha e mexa pra incorporar.
- Adicione as gotas de chocolate e misture delicadamente.
- Coloque 9 forminhas de papel em forminhas de muffin (ou de empada). Distribua a massa igualmente nas forminhas.
- Coloque no forno e asse até que eles estejam altos e douradinhos, o que leva de 15 a 20 minutos.
- Tire os bolinhos do forno e espero esfriar um pouco. Com uma colher de sobremesa, distribua doses generosas de doce de leite sobre cada um deles, espalhando para cobrir todo o top.
- Coloque enfeitezinhos coloridos à gosto. Eles são dispensáveis, mas dão um charme e tanto aos cupcakes.

Obs.: para ver fotos dos bolinhos sem a cobertura, é só acessar o meu álbum no Picasa. Eu experimentei sem o doce de leite e eles já estavam maravilhosos. Então, você pode fazer eles simples, pra colocar uma geléia na hora de servir. Pode tirar as gotas de chocolate também, deixando-os mais próximos da receita original.


5 comentários:

Anônimo disse...

Posso garantir que esses Cupcakes e os famosos Cookies da Dea sao os responsaveis pelo feitiço jogado na SCI-sociedade colorados intelectuais- que provou e aprovou com honrarias os petiscos oficiais nas partidas do Inter.

Tambem sao os responsaveis, entre outros, pelo meu pulo do estagio Homer Simpson para Peter Griffin...

Margie, Lois e Dea, o sustentaculo do mundo masculino :D

laila radice disse...

mto obrigafda pela visita ao comidinahs, seja bem vinda!

seus cupcakes ficaram lindos...as bolinhas de pasta deram toda uma graça fundamental aos cpcakes...

e qto aos pães...não demora não...é só faezr outras coisas enqto eles feremntam!

bjs

Cris disse...

Eu acho que prefiro fazer mil cupcakes a escrever um quick sort hehehe, ficaram lindinhos, obrigada Dea pela participação! Bjs!

Glau disse...

Andrea, tbém ando viciadona nas receitas da Nigella! Lindos seus cupcakes!

Bjos, Glau

Vivian disse...

tbem estou participando do desafio. Seus cup ficaram lindos e essa cobertura deve ser divina
bj