quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Torta Mousse de Bolacha


O que fazer quando se quer desesperadamente um doce melequento, daqueles de comer com colher, mas se está cansado demais pra pensar? Ou quer impressionar o namorado(a) e não quer mexer no fogão? Ou quando seu grupo de RPG está chegando e não dá tempo de cozinhar tudo, mas quer um doce pra quando o pessoal cansar de apanhar na dungeon?

Fácil: recorre-se aos pacotinhos vendidos nos supermercados. Mas esse blog não seria de culinária se dissesse simplesmente "compre uma mousse de pacotinho e boa sorte!".

O que vamos fazer é uma pseudo-torta de bolacha, um doce tipicamente "de desdecendência alemã" (alemão não é, mas todas as großmutters do interior do RS fazem essa torta e a chamam de torta alemã) com o recheio a mousse de pacotinho incrementada. Essa da foto ficou pronta em meia hora e eu só sujei o pote da batedeira. Fala sério, meia hora sem sujeira? Já tive programas que levaram mais tempo que isso pra dar resposta (yeap, cadeira de Otimização Combinatória gera resultados absurdos de vez em quando).

O bacana dessa receita é que ela, além de ser fácil e rápida de fazer, rende bastante

E não tem que achar que a sua receita vale menos por que usa um ingrediente semi-pronto. A Cinara, que tem um dos blogs de culinária mais legais que eu conheço, usou a mistura para Brownie da Dona Benta numa receita dela. Então, vamos nessa:

TORTA MOUSSE DE BOLACHA:

Ingredientes:
- 2 pacotes de pó para mousse
- Leite (o quanto mandar nos pacotinhos pro preparo da mousse - no meu caso foram 300ml)
- 1 a 2 caixinhas de leite condensado
- gotas* ou raspas de chocolate ao leite e/ou branco
- 1 pacote de 200g de bolacha maria
- Leite para umedecer as bolachas
- Opcionais: 50g de chocolate branco pra marmorizar, algumas gotas de chocolate pra decorar, cerejas, essência de baunilha

Modo de Fazer:
1) Numa batedeira, faça as duas mousses ao mesmo tempo, batendo com o leite por aproximadamente 6 minutos. Use uma colher nas laterais para todo o pó incorporar. A mousse vai crescer bastante. Quando estiver bem misturada e fofa, acrescente, sem parar de bater, o leite condensado (usar 1 caixinha ou 2 depende se você gosta realmente muito doce, como o pessoal lá em casa, ou se prefere um pouco menos).
2) Desligue a batedeira. Se quiser um aroma mais intenso, acrescente uma colher de sopa de essência de baunilha ou de alguma bebida alcoólica que combine com chocolate (rum, licor, conhaque). Eu gosto da baunilha, embora não seja essencial.
3) Acrescente as gotas e raspas de chocolate e misture delicadamente, para elas se incorporarem à mousse. Se você bater, elas irão pro fundo e aí tchau efeito misturado.
Se você quiser, pode parar aqui, colocar em tacinhas e deixar na geladeira para esfriar, fica muito legal e ninguém diz que é uma mousse que você comprou semi-pronta. Ou você pode continuar a montar a torta.
4) Umedeça as bolachas no leite (importante: NÃO DEIXE DE FAZER ESSE PASSO. As bolachas sem umedecer ficam duras e intragáveis) e forre o fundo de um refratário com elas. Coloque um pouco do mousse por cima. Vá alternando camadas de bolachas e mousse, terminando com a mousse.
5) Decore como quiser. Eu acho bonito derreter um pouquinho de chocolate branco, pra contrastar (coloque o chocolate picado em pedaços grandes no microondas por uns 40 segundos) e colocar por cima, misturando um pouquinho com uma colher de sobremesa pra causar um efeito marmorizado. Cerejas afundam no mousse, então se quiser decorar com elas, tenha certeza que há uma bolacha logo abaixo pra ela não "sumir" no meio do creme.
6) Deixe na geladeira por umas 3 horas antes de atacar ;)

*você encontra pacotes de 1kg de gotas de chocolate. As da Garoto são boas e muito práticas, porque não precisa ficar picando o chocolate, é só derreter ou usar direto em biscoitos, bolos, etc.

Nenhum comentário: