segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O macarrão preguiçoso e as fotos que quase não existiram

Finais de semana são oportunidades ótimas de cozinhar. Claro que conseguir um tempinho ne meio da semana para transitar em meio às panelas é uma delícia, e o meu apreço pela culinária rápida não faça disso uma missão impossível, nos finais de semana há mais tempo pra pensar no que fazer, ir ao supermercado, escolher os ingredientes mais bonitos.

Como eu me esforço profundamente para ficar um pouquinho longe dos computadores no final de semana (alguns dirão que sou uma nerd de araque por causa disso, mas meus olhos e minha vida social agradecem essa folguinha), ou eu acho alguma receita em revistas/livros ou já captei de algum blog até sexta-feira. Mas nesse caso foi diferente: esse macarrão foi uma invencionice inspirada no macarrão alla carbonara, ou do que eu me lembrava dele.

Num sábado completamente preguiçoso, sem vontade nenhuma de sair por que eu tinha acordado cedo para uma manhã com prova de Economia, fui na casa do meu namorado com o livro novo da Nigella embaixo do braço. Supermercado-cozinha-TV. Não me achem preguiçosa - eu adoro sair e no sábado mesmo combinamos de ir dançar assim que o tempo esquente um pouquinho. Mas tem dias que tudo que você precisa é comida boa e cafuné.

Nesse clima, fomos folheando o Nigella Express. Demos de cara com as Linguicinhas Agridoces, lindas, fáceis e maravilhosas (juro que vou postá-las outro dia). Só que o namor estava numa hype por bacon. Incorporou o Homer Simpson e, imitando a voz do gorducho amarelo, me disse "ah, Marge, eu gosto tanto de bacon". Depois do ataque de riso, pela originalidade e, va lá, pela fofura da atuação, resolvi fazer alguma coisa usando bacon. Revira o livro de cá, revira o livro de lá, e a receita mais promissora que encontramos com o ingrediente foi um frango assado recheado!

Ok, não priemos cânico. Eu consigo criar um algoritmo de Inteligência Artificial, então eu consigo criar um prato com esses pedacinhos mega-calóricos de carne de porco. Lembrei da carbonara que a minha vó fazia - e que não repete a muito tempo - e pensei that's it. Mas a carbonara da minha vó levava um molho branco, que eu não recordava se era bechamel ou simplesmente creme de leite. Bechamel? Picar cebola, ferver o leite, misturar com farinha? Num sábado preguiçoso? Nem morta! Creme de leite, então. Mas ter que ficar cuidando pra ver se não talha na temperatura alta?

Simplesmente cortei o molho da receita. E essa se tornou uma das receitas mais simples e maravilhosamente apetitosas que eu já fiz. Tão simples e tão apetitosa que assim que ficou pronta, simplesmente nos servimos, sem pensar em fotografar. Quando me lembrei do blog, já estava com a panela toda revirada. Portanto, perdoem a foto (tirada com a câmera do meu celular, aliás) e aproveitem a receita.

Poderia tê-lo batizado de American Breakfest Pasta, já que bacon e ovos compõe o café da manhã americano, mas resolvi chamá-lo de Macarrão Preguiça por que combinava com o meu estado de espírito.

Macarrão Preguiça

* 1 pacote de macarrão que não seja de fios (fusilli, farfale, etc, não vale espaguete nem talharim)
* 1 pacote de bacon
* 4 ovos
* azeite de oliva
* sal a gosto

Cozinhe o macarrão até ficar al dente, com sal e um pouquinho de azeite de oliva. Escorra e reserve.
Numa panela grande, frite o bacon com o azeite de oliva. Bata os quatro ovos com sal a gosto (não coloque muito, por que o bacon já é salgado) e coloque por cima do bacon fritinho. Logo em seguida, antes do ovo começar a cozinhar, coloque o macarrão por cima. Mexa bem até misturar todos os ingredientes (se quiser, pode colocar um pouquinho mais de azeite de oliva) . Ficarão "floquinhos" de ovo no meio do macarrão. Mexa até eles cozinharem completamente.
Só assim fica maravilhoso, mas sinta-se à vontade para colocar um queijo ralado por cima.

Rende 4 porções

5 comentários:

Elvira disse...

Obrigada pelo simpático comentário deixado no meu "bistrot".

Acabo de descobrir este seu delicioso blog. Parabéns pelo bom trabalho. :-)

Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogs culinários e gastronómicos em língua portuguesa...? É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Abraço de Portugal.

Anônimo disse...

A minha porção Homer foi plenamente acarinhada pelo bacon \o/ e o lado germanico aprovou as linguicinhas agri-doce ;)

mais um saboroso sabado gastro-romantico nota 10

Anônimo disse...

Mesmo não tendo provado o "macarrão preguiçoso", achei saborosa a receita, pois, acima de de tudo, ela é amorosa.

Anônimo disse...

Mesmo não tendo provado o "macarrão preguiçoso", achei saborosa a receita, pois, acima de de tudo, ela é amorosa.

Ale disse...

boa! e eu to morrendo de fome