segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Free as Free... Cake?

No mundo do software livre, é comum o uso da expressão "free as free beer" para acabar com a idéia de que livre necessariamente teria que ser grátis. Essa confusão se vale do fato que na língua inglesa, FREE querer dizer as duas coisas (pode ter o sentido tanto de livre quanto de grátis).

Ok, mas que raios é uma "free beer"? Como foi explicado pela Bruna Griebeler, "uma cerveja livre é aquela que tem sua receita licenciada pela Creative Commons".

Só que eu acabei pensando cá com os meus botões: na culinária nós temos as receitas com filosofia software livre. E também conhecemos diversas comidinhas "proprietárias".

Exemplos? Um bolo nega-maluca. Ok, não é licenciado pelo Creative Commons, mas mesmo assim, quer fazer um bolo nega maluca? Vai no Google, coloca lá "nega maluca" e você acha receitas mil. Tem até no Wikibook. Ou procura em um bom blog de receitas, e a única coisa que você tem que fazer é citar a autoria da (ou adaptação, como no caso desse bolo da Ana Elisa).

E tem mais: se você fez um bolo nega-maluca, você tem todo o direito de vendê-lo. Não é por que a receita é conhecida, que o bolo deixa de ser seu. E se você adaptou e colocou ganache no lugar do glacê de cobertura e contou pra todo mundo essa mudança, não quer dizer que você tenha perdido os direitos sobre essa modificação. Se foi você que fez, você tem todo o direito de cobrar pelo seu trabalho, pelo produto pronto, mesmo que a receita seja aberta (como o código aberto do free software).

Mas todo mundo conhece aquela situação muito comum de pessoas que não divulgam as suas receitas de jeito nenhum! Aquele almoço de família, aquela sobremesa deliciosa e, quando perguntada sobre a fórmula mágica que deu origem àquele manjar dos deuses, a autora diz "segredo de família".

Ok, ok. Segredinhos pra lá, segredinhos pra cá, mas no final das contas é só pesquisar, meter a mão na massa (literalmente) que você consegue um doce tão bom ou melhor que o da receita misteriosa. Um doce que você pode decidir se quer o seu com mais ou menos açúcar, se quer com frescuras como cobertura ou com uma apresentação simples e direta.

Qualquer semelhança com o mundo da informática é mera coincidência.

P.S.: Esse blog está licenciado em Creative Commons. Aproveite as receitas, modifique, diga que achou no meu blog, recomende. E depois me diga como ficou.

Nenhum comentário: