quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Um bolo de chocolate para as primaveras do meu pai

Meu pai fez aniversário no domingo, dia 21. Como ele diz, completou mais uma primavera, literalmente, já que 21 de setembro é o último dia do inverno e 22 já começa a estação das flores. Comemoramos com um churrasco no dia 20 (dia da Revolução Farroupilha, por isso estávamos à caráter, com boinas, bombachas e chapéus).

Como não poderia deixar de ser, aniversário tem bolo! Meu pai não é lá de coisas com muita massa - razão pela qual doces melequentos sejam tão comuns na minha casa - mas eu não poderia passar a data sem esse sabor. Minha idéia inicial era uma massa branca, pra dar um gosto um pouco mais suave mas, depois de uma cara de gatinho do Shreck e de um "mas eu adooooro chocolate" por parte do homenageado, resolvi fazer um bolo nega-maluca.

Pra deixar realmente do gosto do meu nerd mais querido (sim, meu pai é o responsável por eu ter me tornado uma aprendiz de computóloga - ele é analista de sistemas) eu tinha de colocar algo muito doce e cremoso por cima. Huuum, glacê? Endurece muito. Merengue? Firma pouco. Calda? Não fica tão bonito, por que penetra no bolo. A solução? Ganache. A gorda, brilhante e deliciosa ganache.


Ganache é um dos doces mais gostosos e mais ridiculamente fáceis de fazer que existem. É basicamente uma mistura de chocolate com creme de leite. Geralmente é feita de chocolate meio-amargo, mas meu progenitor tem horror à qualquer coisa que tenha "amargo" no nome, então eu fiz duas versões: com chocolate branco (para o recheio) e ao leite (para a cobertura).

Enfeitei com gotas de chocolate (notaram como eu sou fã delas?) e balinhas azedinhas de morango, por que não achei cerejas no supermercado e as minhas já tinham acabado.

A receita da massa de nega-maluca eu achei numa revistinha dessas de banca, bem ao estilo "dona de casa que quer deixar sua família contente", que meu namorado me dá de presente cada vez que passa no supermercado (ganha um doce quem disse que ele adora comer o que eu cozinho), mas eu dei lá minhas adaptadas.

NEGA-MALUCA COM GANACHE

Ganache de chocolate ao leite (cobertura)

*400g de chocolate ao leite
*1 e 1/2 caixinha de creme de leite (~300g)

Derreta o chocolate em banho maria. Quando estiver completamente derretido, adicione o creme de leite sem tirar do banho maria (importante, senão o chocolate começa a endurecer com a temperatura do creme e vira uma pasta), mexendo rapidamente até ter incorporado todo o creme de leite.
Coloque a sua ganache na geladeira. Ela vai endurecer BASTANTE.
Tire-o da geladeira alguns minutinhos antes de colocar sobre seu bolo.

Ganache de chocolate branco (recheio)

*200g de chocolate branco
*3/4 caixinha de creme de leite (~150g)

Basicamente é o mesmo que o ganache de chocolate ao leite. Banho maria, misturar, mexer. Só que no ganache de chocolate branco tem um detalhe: se você não usar um chocolate de ótima qualidade, o creme de leite vai ajudar a desprender a gordura dele e você terá pedacinhos brancos no meio do seu ganache. Ok, admito, aconteceu comigo. Eu fui na linha "vou usar o que tiver em casa" e me ferrei. Mas aí, DON'T PANIC. Um dos melhores amigos do cozinheiro desastrado é o mixer (que os "puristas" não vejam essa dica - minha vó costuma jogar fora os cremes que empelotam, eu bato todos e os salvo, continuam ótimos). Peguei meu adorado amiguinho branco, coloquei no pote (já fora do banho maria), vuuush vuuush vuuush e prontinho, ganache salvo, a caminho da geladeira.

Nega-maluca

* 4 ovos
* 2 xícaras (chá) de açúcar
* 1 xícara (chá) de óleo (soja, girassol, o que tiver na sua cozinha)
* 1 xícara (chá) de água quente
* 1 xícara (chá) chocolate em pó (não é Nescau, é aquele da caixinha dos padres)
*
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 2 colheres (sopa) ou 1 pacotinho individual de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa batedeira (ou na mão mesmo, apesar de dar mais trabalho), bata os ovos, o açúcar, o óleo e a água. Aos pouquinhos, e intercalando cada um deles, acrescente o chocolate, a farinha e o fermento, sem parar de bater. Tem que ser aos pouquinhos mesmo, por que senão a farinha não dissolve. Bata até ficar homogêneo.
Unte uma fôrma (eu usei uma redonda, de 25cm de diâmetro) e despeje a massa. Coloque no forno, de preferência na grade de cima, e deixe assar por 30~40 minutos.

Montagem

Quando o bolo esfriar, tire-o da fôrma. Usando uma faca de cortar pão (daquelas beeem grande e com serras), corte o bolo ao meio. Tire a "tempa", espalhe uma camada generosa de ganhache branco e "tampe" outra vez.
Coloque a ganhache preta ás colheradas por cima do bolo e nas suas laterais. A ganache gruda bastante, provavelmente você terá que espalhar bem e mesmo assim a camada vai continuar bem grossa.
Com o bolo coberto, coloque confeitos, granulados, cerejas, balinhas e etcétera e tal pra deixar ele bem lindão.

4 comentários:

Silvinha disse...

Ah, eu adoro bolo "melequento", são os melhores!

Beijo!

ladydarkka disse...

eu faço nega maluca com nescau e sem água fervendo e sai uma diliça =9

Gostei dessa cobertura ai. Pode ser qualquer chocolate em barra?

Beijocas, nerd cozinheira [1º vez que vejo uma nerd que sabe cozinhar. ti lindo *.*]

Dea Balle disse...

Darkka, eu nunca fiz com nescau, mas tenho a impressão que deve ficar mais doce, não?

O ganache pode ser feito com qualquer chocolate em barra sim! Eu uso os de cobertura por que é legal ter chocolate em casa, e se comprar um em barra normal vai inteiro em uma receita :D

Beijão!

Anônimo disse...

Este bolo melequento é ótimo.

Recomendo.

Paulo.