segunda-feira, 30 de março de 2009

Uma comemoração de amor nerd

Dia 08 de março eu e o Rafa comemoramos um ano de namoro. Como falar de uma data especial com a pessoa pela qual você é apaixonada é sempre piegas, tentei ser o menos possível e expressar numa equação:

*óóóóóóóóóóóóuuuuuun*

Nossa comemoração virou um kerb que durou três dias e envolveu filmes, seriados, a procura frustrada pelo box da primeira temporada de Pushing Daisies, ida ao *nosso* café e, claro, cozinha. Resolvemos exercitar o nosso lado mestre-cucas no sábado à noite. Como a ocasião era especial, teria que ser uma receita com um toque de festa. Mas não queríamos algo muito demorado nem complicado, afinal, ninguém merece passar a noite inteira na cozinha no dia do seu aniversário de namoro.

Acabamos por optar por uma receita do Nigella Express, com inpiração francesa, que envolvia carne de porco (que meu excelentíssimo adora) e cidra (um toque borbulhante pra trazer a festividade). E o que é melhor: rápida. Perfeito!

Não é algo que possa ser chamado de saudável: é frito, arrematado com creme de leite e nhoques. Mas é tão gostoso que vale a pena. E nem pense em tentar sem mais sofisticado e trocar a cidra por espumante: é ela que dá a suavidade ao molho.

As costeletinhas podem ser acompanhadas de batatas cozidas, para variar, mas a opção pelo nhoque deixa tudo mais fácil: compre um de qualidade, jogue-o na água fervente e em 5 minutos estará pronto. Aí é só misturar com o molho e prontinho.

Para acompanhar, já que não somos muito chegados em álcool, optamos simplesmente por uma boa água com gás, mas acredito que um vinho também ficaria bom. De sobremesa, alguns quadradinhos de chocolate ao leite e uma espumante demi-sec.

Nada melhor que um amor cheio de cores, perfumes e sabores!


Dupla Apaixonada
inspirado na receita da Nigella

4 costeletas de porco (ou carré)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
300 ml de cidra (aproximadamente)
2 colheres de sopa de mostarda (eu prefiro picante, como a do Ribs)
150 ml de creme de leite fresco

* Tire a gordura das costeletas. Bata-as com um martelo ou as costas de uma faca até que amaciem.
* Aqueça o azeite e frite as costeletas, aproximadamente 5 minutos de cada lado, até estar bem dourado.
* Transfira as costeletas para um prato aquecido.
* Coloque a cidra na panela onde as costeletas foram fritas e deixe ferver por aproximadamente 1 minutos, só para deglaçar os resíduos do porco. Você pode colocar um pouco mais de cidra, se preferir - na verdade, eu achei 300 ml pouco, por que diminui bastante, e acrescentei mais um pouquinho. Faça com cuidado por que a cidra tem álcool e você estará colocando numa temperatura bem alta, ou seja: sobe fumaça e salta um pouco.
* Misture a mostarda e o creme de leite. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que engrosse.
* Enquanto isso, prepare o nhoque de acordo com as instruções da embalagem. Geralmente ele é colocado na água fervente e cozinha em aproximadamente 5 minutos.
* Quando o molho estiver mais consistente, use-o para regar as costeletas de porco. Deixe um pouco na panela, acrescente o nhoque e mexa um pouco, ainda sem tirar do fogo, para absorver bem.
* Tire do fogo, arrume em travessas bem bonitas e sirva.

2 comentários:

Cris disse...

Parabéns para vocês!!! Que este amor seja uma equação perfeita. Beijinhos

rsg disse...

Faz regime quem busca saúde, melhorar a forma ou encontrar amor. Eu não preciso mais de dieta, pois encontrei um caminho salutar na formula do amor, não excluindo sabores únicos e sensações peculiares que variam em calorias mas não em qualidade.

Sobre a receita, apenas declaro: que molho apaixonante!!!!!!!!!!!!

Tenho impressão que mais datas comemorativas precisam ser criadas. Em kerb de preferência. Que tal um Kerb-Sutra??