terça-feira, 17 de março de 2009

Culinária na TV - Parte 2

Continuando a desbravar o mundo de séries culinárias que passam no Brasil, ainda nos restam alguns sabores a provar: regionais ou mundiais.

PROGRAMA DO OLIVIER

Um francês made in Brazil, mas totalmente on-line! Depois de passar por diversos programas de TV, Olivier Anquier tem um programa que pode ser visto em streaming pelo seu site e também um podcast.

Olivier é engraçado, carismático. Sim, ele também é bonito. E é antenadinho na Internet. Só falta ter Twitter. Mas isso é detalhe, por que o que importa é que ele tem receitas práticas e muito boas.

CHEF A DOMICÍLIO
Um conceito bem bacana - o chef Curtis Stone "encontra uma mulher no supermercado" (óbvio que é tudo combinado, mas a gente finge que acredita pra não perder a graça), compra todos os ingredientes para um prato que combine com o gosto da moça e a ocasião a ser celebrada (sempre tem algo, nem que seja o grande amor da moça com o seu respectivo) e vai à casa dela preparar um lindo jantar, para "quando as outras pessoas chegarem em casa terem uma grande surpresa" (novamente, finge que acredita pra ficar legal).

O tchananan do programa, no meu ponto de vista, é que mostra as compras no supermercado, e também algumas substituições do tipo "huuum, você não gosta de gengibre, mas então poderíamos colocar um pouco de noz-moscada". O Discovery Home & Health vende o programa baseado nos atributos físicos do chef, mas dê uma chance, principalmente se estiver zapeando à esmo.

O Discovey H&H tem outro programa de culinária, chamado Um Jantar de Mestre, que eu nunca vi, mas desconfio que siga a linha "programa leve para a mulher moderna".

Passa todas as quintas, às 13h, 16h, 20h e 23h (ufaaa!).

IRON CHEF
Em uma palavra: bizarro. É uma competição culinária japonesa, com um apresentador estranho e competidores estranhos fazendo pratos estranhos com ingredientes estranhos.

É muito colorido, muito grito, muito gelo seco. Juro que parece um seriado de super sentai, cada um com sua cor, lutando contra o mal, só que com comida.

Pode ser interessante pelo inusitado, mas não pela culinária em si.

Passa no Sony, às 13h de sábado.

ANONYMUS GOURMET
Cozinheiro-celebridade-no-RS, José Antonio Pinheiro Machado, o "Anonymus", é na verdade uma franquia. Tem o programa de TV, tem livros, tem linha da Tramontina. O seu bordão "voltaremos" é repetido e facilmente identificável aqui pelos pampas.

Seu programa passa na TVCom, um canal da RBS TV, só no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, acredito eu. Mas ele tem um site organizadinho, inclusive com vídeos em stremaing, se você não é daqui e ficou curioso.

As receitas são bem simples - até demais. Parece que toda receita salgada leva requeijão (notei isso depois que o Favinhott me comentou). Algumas coisas são bem irritantes pra quem conhece um pouquinho de culinária, como chamar ganache de "creme de chocolate". Tá, não deixa de ser, basicamente é chocolate misturado com creme de leite, mas qual é a dificuldade de dizer o nome certo e levar um pouco de cultura aos espectadores?

De qualquer forma, assim como meu lado "povão" adora dar uma espiadinha no Big Brother, não resisto ao programa do Anonymous. Por vezes surgem belas idéias práticas e gostosas, nem que seja pra um lanche rápido ou um jantar prático para o meio da semana.

Passa na TVCom, de segunda à domingo as 11h, 11h45min e 15h, de segunda à sexta também às 20h30min e aos sábados também às 8h30min. E também online.

---

Esses são os que eu já assiti - pelo menos os que eu me lembro. Se conhecem algum diferente, podem deixar a dica!

Um comentário:

Anônimo disse...

bahhh agora lendo teu post sobre programas, lembra do frugal gourmet com o jeff smith que passava na gvt em tempos áureos? que foi acusado de assediar sexualmente seus ajudantes mirins? http://www.youtube.com/watch?v=5Mpvd8wqeZ0