terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rain drops keep falling on my head

O mundo vindo abaixo. Chuva, raios, trovões, ventanias e uma nerd sem internet. O horror, o horror.

Chovia tanto que eu não consegui sair de casa pra ir pro flamenco. Assisti Viagem a Darjeeling inteirinho do DVD antes da internet pensar em voltar. Chuva, chuva, chuva. Arquivos do trabalho da faculdade online, ou seja, inacessíveis. Chuva, chuva, chuva. O que fazer?

A solução foi simples: cozinha. Fazer algo gostoso, pra aquecer a casa e a mente. Mas ilhada dentro de casa eu não poderia fazer nada muito estrambólico, que demandasse uma ida ao supermercado. A escolha óbvia: macarrão.

Fui pesquisar no Pasta, da Parragon, um dos livros que eu vi, me apaixonei e ainda não tinha utilizado. Bati o olho numa receita de macarrão facilmente adaptável. Pedia manteiga, creme de leite fresco e queijo parmesão ralado (o que significa ralado grosso e na hora, nunca queijo ralado de pacotinho), e eu não tinha esses ingredientes em casa. Mas podia substituí-los por margarina, creme de leite de caixinha (desde que eu cuidasse para não ferver) e queijo prato. Usei meu truque das fatias dobradas para ralar o queijo prato, mas você pode comprá-lo já ralado grosso no supermercado.

Ok, não fica com o sabor tão marcante como o da manteiga e do parmesão, e o creme de leite fresco é de fato muito mais cremoso. Mas nada disso importa quando um prato pode salvar a tua noite do mau humor que o aguaceiro traz. E não é que mesmo com todas as modificações eu consegui a melhor massa que já fiz na vida?


Eu gostei dele assim: creme, queijo e ervilhas. Sim, ervilhas que amaciam e se integram maravilhosamente ao gosto suave do molho. Sem necessidade de nenhuma carne. Ele é bem substancioso desse jeito, não precisa de nenhum complemento. Talvez somente algumas azeitonas, que minha mãe colocou por cima, ou um pouco de queijo ralado (esse pode ser de pacotinho).

O restante da noite foi de brigas com o modem (e a Internet voltou!), análises de algoritmos de Sistemas Fuzzy e mais chuva. Mas o macarrão conseguiu deixar essa nerd tão feliz que até me esqueci que estive forçadamente offline por várias horas.

Macarrão cremoso (para um dia de chuva)
Adaptado do livro Pasta, da Parragon

* 500g de macarrão
* 2 colheres de sopa (generosas) de manteiga ou margarina
* 1 xícara de ervilhas (eu uso as congeladas, e descongelo no microondas antes de usar)
* 2 caixinhas de creme de leite
* sal, pimenta e noz-moscada a gosto
* 1 xícara de queijo prato ralado grosso

Cozinhe o macarrão como indica o pacote. Escorra e reserve.
Derreta a margarina em uma panela ou frigideira grande (de preferência estilo wok). Quando derreter completamente, adicione as ervilhas e espere que elas fiquem macias.
Adicione uma caixinha e meia de creme de leite, deixe aquecer levemente (mas não levantar fervura), adicione o macarrão reservado e mexa bem para incorporar ao creme.
Tempere com o sal, a pimenta e a noz-moscada.
Adicione o queijo e o creme de leite restante. Deixe um pouquinho mais no fogo, mexendo sempre, para que o queijo derreta e incopore-se.
Sirva bem quente. Coma escutando Rain Drops Keep Falling on My Head.

Um comentário:

Anônimo disse...

delicioso