quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Alternativa preguiçosa ao carreteiro

Churrasco é uma instituição gaúcha. E churrasco sempre sobra. O churrasqueiro sempre faz carne contando com duas pessoas a mais. É assim na minha família, é assim nas famílias dos meus amigos, deve ser assim na sua.

No fim da comilança, o pessoal já está triste de tanto comer e sempre tem um que olha pro monte de carne e diz: "é, amanhã vai ter carreteiro". Só que tem vezes que a gente cansa de carreteiro. Tem vezes que a preguiça vence (e ela anda me vencendo com bastante frequência).

Pra essas horas em que a preguiça se junta com o churrasco do dia anterior é que nós fazemos um entrevero gaudério.


Simples, simples, simples. Servido com pão tostadinho, farofa e uma cebolinha em tiras, se você gostar. E rápido, afinal, o trabalho já foi feito pelas brasas lentas da churrasqueira. Tudo que você tem que fazer é picar a carne e refogá-la com carinho.

Isso te dará tempo de curtir um domingo devagar, daqueles que a gente prefere ver Gossip Girl do que House, só pra ter que pensar menos. Devagar, mas mesmo assim delicioso.

Isso tem nome: conforto. Na melhor interpretação possível da palavra.


ENTREVERO GAUDÉRIO PARA DUMMIES

* Sobras de churrasco
* Azeite de Oliva
* Cebola (opcional)

Corte o churrasco em pedacinhos. Mas pedacinhos mesmo, que possam ser comidos em uma bocada, sem precisar cortar de novo.
Aqueça o azeite de oliva numa panela grande (eu uso sempre a minha frigideirona "wok", onde cabe tudo) e, quando estiver quente, coloque a carne aos poucos. Se você simplesmente jogar toda a carne lá dentro, o óleo vai espirrar e você pode se machucar.
Refogue tudo até que a carne fique douradinha e quente. É, só isso.
Se quiser algo mais, aqueça um pouco mais de azeite e refoque uma cebola cortada em tirinhas, até ela ficar dourada.
Sirva com um pãozinho tostado no forno e/ou uma farofa. Pronto.

Nenhum comentário: