segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bolinhos de cenoura via twitter

A culpa toda é do Fanny. Não se diz pra uma nerd-cozinheira que adora doces que está com dois bolos na sua frente. Principalmente na segunda-feira de troca do horário normal para o horário de verão, o que significa que eu saí correndo de casa e mal tive tempo de tomar um iogurte.

Trocando twittadas sobre bolos, tive a idéia que acabou sendo executada: e se eu fizesse um de cenoura e colocasse em forminhas, como cupcakes? Óbvio que encasquetei com os cupcakes de cenoura. E óbvio que eu cheguei em casa e corri para fazê-los.

Resolvi por uma bem simples, que me lembra o bolo de cenoura que a minha vó faz e que eu comi durante toda a infância. Leva ingredientes tão simples que é difícil que você não tenha em casa. E o melhor de tudo: a massa fica pronta em mais ou menos meia hora. Sei dizer por que antes de ir pra cozinha, dei o play no No Promisses da Carla Bruni (que tem ao todo 36 minutos - sim, é um álbum bem curto) e a última música acabou no momento que eu colocava os bolinhos no forno.



Os próprios, sem cobertura


Acabou que o resultado final não ficou com cara de cupcake. Não tem aquela aura festiva e refinada, quase fresca, que paira em volta dos cupcakes. Ficou com jeito de bolinho caseiro, bom pra comer acompanhado de uma xícara de café (com licor, como prefere o inspirador da receita) ou com suco, vendo sessão da tarde.

Resolvi chamá-los de bolinhos mesmo. Bolinhos fofos, molhadinhos e que magicamente ficaram com gosto parecido com o que a minha vó faz. Mas bolo que é bolo precisa de cobertura. Bolo de cenoura precisa de cobertura de chocolate. Pra combinar com esse clima nostálgico, nada melhor que brigadeiro.

O resultado? Absurdamente tentador. Suave como uma música da Carla Bruni, doce como a infância e amarelo-iluminado, como esse raro dia de sol na primavera porto-alegrense.


Bolinhos e pinguins

BOLINHOS DE CENOURA
Rende 16 bolinhos

* 3 cenouras médias
* 3 ovos
* 1 xícara de chá de óleo
* 2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
* 2 xícaras de chá de farinha de trigo

* 1 colher de sopa de fermento em pó

Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Limpe as cenouras e rale-as grosseiramente, o suficiente para facilitar quando elas forem batidas no liquidificador.
Coloque os ovos, o óleo e um pouquinho da cenoura no liquidificador. Bata até estar tudo triturado e cremoso. Repita a operação até terminar a cenoura, de pouquinho em pouquinho pro liquidificador não trancar.
Incorpore o açúcar (uma xícara, bate, outra xícara, bate) e o fermento.
Vá colocando a farinha também aos pouquinhos e batendo a cada adição, até que tudo fique uniforme.
Coloque as forminhas de papel nas forminhas de metal, despeje a massa até pouco mais da metade e leve ao forno por aproximadamente meia hora, ou até que ao inserir um palito no bolo, ele saia limpo.

Cobertura: eu fiz um brigadeiro com uma lata de leite condensado, duas colheres de sopa de chocolate em pó e uma colher de sopa de margarina. Mas você pode deixá-los simples, cobrir com nutella, com doce de leite, com geléia ou o que a sua imaginação mandar.

3 comentários:

Litha disse...

Guria, preciso dizer que adorei teu blog e toda a proposta. Faço parte do time das nerds disfarçadas (quem olha nem imagina!).

E que além do bom e velho video game, adoro moda e culinária

Anônimo disse...

Ola! Adorei seu blog!
Tenho uma duvida meio boba sobre as forminhas de cupcake. Voce usa essas forminhas de docinho de aniversario, ou um tipo especial de forminha? E que voce sempre fala forminha de papel, ai ficou a duvida.

Dea Balle disse...

Oi Anônimo(a)! Na próxima, diz teu nome :)

Antes de tudo, muito obrigada =]


Eu uso forminhas de papel especial para cupcakes ou muffins. Tem que comprar em lojas para festas, ou armazéns que vendem produtos pra confeitaria.

Pede forminhas de papel para bolinho/muffins que tem de todos os tamanhos, muitas vezes coloridinhas e lindas!

Beijão!