terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Delícias geladas

Vi no Twitter que o @tferronato (aka Thiago Ferronato, o menino do James Capone's Blog e do Conversation) foi proibido pelo médico de comer/beber coisas quentes. E ficou com uma dúvida: existem coisas boas de comer que não sejam quentes e que fujam das saladas e peixe cru?

Como ele foi super gracinha e me enviou uma receita vegetariana que logo, logo vai dar as caras por aqui, resolvi pesquisar nos alfarrábios da blogosfera culinária e descobrir algumas coisas realmente maravilhosas de comer e que fiquem dentro dessas duas opções:

1) Não precisam de fogo ou
2) Também ficam ótimas quando comidas frias.

Vamos ao cardápio?

DOCES

Haagen-Daaz, huuuum

Escolha óbvia. Sorvetes, pavês, mousses, fudges. Só não vale ir de petit gateau. Existem várias e várias opções, tanto para cozinhar (inclusive aqui no meu blog) quanto nos supermercados.

Claro, como boa formiga que sou, minha primeira idéia foi a de que seria ótimo passar um tempo enchendo a cara de açúcar. Mas peraí, essa é a mesma menina que está tão empenhada em recuperar a silhueta perdida? "Volta pra realidade, senhorita Balle", falou aquela vozinha interior. Óbvio que a idéia de comer muito e muito açúcar parece sedutora, mas ninguém aguenta por mais de dois dias. Portanto, vamos às outras opções.

SALADAS INCREMENTADAS

salada lindona do Panelinha

Nem quem está em dieta de emagrecimento aguenta ficar na salada verde por muito tempo, imagine quem está só com restrição de temperatura. Mas uma belíssima salada de macarrão ou de batatas, além de serem uma ótima fonte de energia, se incrementadas com criatividade (colocando uma proteína junto, por exemplo) podem perfeitamente sair do papel de acompanhamento e ganhar status de prato principal.

Clássicos como a Caprese ou a Caesar também são opções deliciosas, produzidas e com certa "sustância". Um site com receitas incríveis de saladas (e muitas outras coisas deliciosas) é o Panelinha. As idéias de saladas e molhos de lá são tão bacanas e originais que não me atrevi a indicar outro lugar como referência. Entra no link e se joga.

TORTAS

Torta bonita da Ana Elisa

A torta fria pode ser mais que um prato de festas familiares. Geladinha e colorida, ela pode apresentar inúmeras variações, desde as tradicionais de atum e frango (tem uma receita bem bacana e simples no Mundo da Alice) até recheios de patês de legumes diversos, que vão deixar sua torta muito divertida.

Mas se você procura um sabor diferente, existem várias opções de tortas assadas que podem ser consumidas depois de frias. Uma das minhas preferidas é a Torta Contente. Ela é ótima quente, mas quando fria, os sabores já penetraram mais na massa e tornaram-se mais intensos. Fica deliciosa.

Uma das especialistas em tortas na blogosfera culinária brasileira, na minha opinião é a Ana Elisa do La Cucinetta. Na label "tortas" existem muitas opções doces, mas algumas salgadas que são de dar água na boca. Outro blog com muitas receitas boas é o Quiche de Macaxeira. Uma que eu ainda não tentei, mas parece ser muito prática é a Torta Salgada de Liquidificador.

Certamente existem outros pratos fantásticos que dispensam calor - tem gente que come só coisas cruas, naquela dieta famosinha de raw food, então devem haver outros tesouros escondidos. Mas acredito que esse já é um bom começo.

2 comentários:

Anônimo disse...

linda, saudavel e milagreira, como sempre ;)

Anônimo disse...

Bom, posso garantir que, sendo um adepto de carnes, cafés e massas quentes, passei muito bem graças a essas dicas! =D