sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um encontro de arrobinhas para o fim do hiatus

Sim, eu sou uma relapsa. Vamos, podem me xingar, eu mereço. Esse hiatus enorme é praticamente imperdoável. Aos que ainda não pararam de assinar o RSS do meu blog, aos que resistem lendo esse canto nerd-culinário, vamos às explicações.

Após um semestre doido, cheio de aulas e provas e estudos e pouquíssimo tempo para pensar, acabei por engordar bastante. Veio Natal, veio Ano Novo e, passadas as festas, veio a certeza de que eu queria entrar de novo nas minhas calças jeans.

Junto a isso, comecei a acreditar que poucas pessoas liam meu blog. E que essas poucas pessoas não estariam lá muito interessadas em receitas light, por mais bonitas que eu tentasse fazê-las.

Qual não foi a minha surpresa ontem, ao citar o nome do Nerd na Cozinha no Twestival de Porto Alegre (um encontro de twitteiros que aconteceu em diversas cidades ao mesmo tempo e que me proporcionou o prazer de conhecer pessoalmente muitas "arrobinhas" queridas), várias pessoas disseram que conheciam ou que já tinham ouvido falar!

Por isso, me enchi de vontade de voltar a postar as minhas aventuras e desventuras na cozinha. Considerando que eu fui a responsável pelos doces das festas de fim de ano, acho que a receita do Ano Novo seja apropriadíssima para a re-estréia: SORVETE CASEIRO.

mesa de sobremesa do Ano Novo

Posso garantir que, uma vez que vocês comerem sorvetes feitos em casa, produzidos com frutas fresquinhas, nunca mais vão achar os sorvetes industrializados a mesma coisa. Ok, toda pessoa em sã consciência vai continuar adorando os Häagen-Dazs, mas aí é outra história. O problema é que a maioria dos sorvetes vendidos por aí é feito com a mesma massa, só trocando os corantes e flavorizantes. Então comer sorvete de morango feito de morango e sorvete de abacaxi com suco de abacaxi faz uma diferença considerável.


Além disso, essas receitas que eu fiz não precisam de sorveteira. Claro, dá um pouquinho de trabalho - tem que tirar do freezer e bater por 3 vezes, senão o sorvete vira um bloco de gelo colorido. Mas vale à pena: o gosto é insuperável, você pode decorar do jeito que quiser e dar aquele toque pessoal. Aliás, toque pessoal é muito importante até na composição da mesa. No meu caso, usei canecas nerds (do Tchê Linux e Fisl) para colocar a colher de fazer bolinhas e as de sobremesa, o que deixou a composição com a minha cara.

Em nenhum dos dois sorvetes eu usei corantes - o rosa-pálido lindo do sorvete de morangos se deve unicamente à fruta. O sorvete de abacaxi não pode ser considerado um modelo de cozinha saudável, mas é uma deliciosa ode à culinária saborosa e fácil (e de brinde, tem gosto de infância).

Agradeço às arrobinhas que me deram a vontade que faltava para blogar de novo. E se quiserem saber como foi o Twestival (e de quebra conhecer minha cara de pastel - eu sou a bobona fazendo "vida longa de próspera"), dêem um pulinho aqui.

SORVETE DE MORANGO

500g de morangos maduros
1 e 1/2 xícara de açúcar
4 claras em neve
2 copos de leite
300g de creme de leite fresco gelado

* Lave bem os morangos, retire os cabinhos e bata-os no liquidificador com metade do açúcar até formar um purê.
* Bata as claras em neve com o restante do açúcar.
* Junte as claras em neve com o purê de morangos e misture bem.
* Adicione o leite e o creme de leite. Mexa bem.
* Coloque num pote com capacidade para 2 litros e leve ao congelador.
* Quando congelar, bata novamente até ficar macio (coloque aos poucos na batedeira e vá batendo, até ficar fofo). Faça essa operação 2 vezes.
* Minha dica: fiz o sorvete de noite, bati na manhã seguinte e na noite seguinte, quando cheguei do estágio.


SORVETE DE ABACAXI

* 1 lata de leite condensado
* 1 lata de creme de leite (ou melhor: 200g de creme de leite fresco)
* 1 garrafinha de suco concentrado de abacaxi (ou do sabor que você preferir)

Esse é fácil: bater tudo no liquidificador e colocar no congelador. Não tem nem a obrigatoriedade de bater mais vezes, embora fique mais gostoso se você proceder como no sorvete de morango.

3 comentários:

Anônimo disse...

Participei da festa e garanto que as papilas jamais esquecerão do momento :D

melhor que isso, só isso com aquilo...

Márcio disse...

Olha, achei o sorvete!

Márcio disse...

Mas tu ainda nos deve a versão chocolate dele!