terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um cachorro-quente para um dia de chuva

Uma receitinha sem muitas delongas: uma noite de meio da semana chuvosa, um pacote de salsicha e um de linguicinhas na geladeira, vontade de cachorro-quente mas em casa eu só tinha pão de forma. Quando eu digo chuva, eu me refiro a MUITA chuva, daquelas que nem as minhas coloridas galochas novas me fazem querer enfrentar. O que fazer, então?

Usar de criatividade, de um rolo de macarrão e de uma torradeira. O resultado foi bem criativo: uma mistura de sanduíche com cachorro quente, com um formato que lembra os enroladinhos que salsicha que eu comia nas festas juninas da minha escola de primeiro grau.


O rolo de macarrão serve para deixar a fatia de pão mais fininha, para ela enrolar mais fácil em torno da salsicha. Se você não tiver rolo de macarrão, pode usar uma garrafa pesada, como de vinho ou de vodka. Mais de uma vez profanei uma garrafa de Absolut, usando-a para abrir massa de torta (serviu perfeitamente ao propósito, além de poeticamente ter dado um ar boêmio à receita).

Depois de prontos, podem ser prensados na torradeira, ou levados ao forno até estarem levemente crocantes. Preferi a torradeira por ser mais rápido e simples. Um cachorro quente rápido, simples e com ares de infância - nada melhor para acalentar uma noite chuvosa depois de um dia cansativo.


CACHORRO-QUENTE ENROLADO
para 6 cachorros-quentes

* 6 salsichas ou linguicinhas
* 6 fatias de pão de forma
* margarina a gosto
* 6 fatias de presunto
* 6 fatias de queijo prato
* catchup, mostarda e maionese (para servir)

Ferva as salsichas ou linguicinhas, até que elas inchem.
Usando o rolo de macarrão (ou a garrafa) achate as fatias de pão, até que elas fiquem fininhas.
Passe manteiga em cada uma delas, coloque uma fatia de presunto e uma de queijo.
Coloque uma salsicha em cada fatia e enrole-as, como num rocambole, em torno da salsichas e prenda com um palito para não deixar que ele se desenrole.
Coloque-os na torradeira ou leve-os ao forno até que fiquem torradinhos.
Sirva quente, acompanhado dos condimentos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Utilidade Pública

Eu não ganho um mísero centavo do Submarino pra fazer propaganda pra eles, mas como o que é bom deve ser divulgado, lá vai: está acontecendo uma super promoção de livros de culinária.

Sabem aqueles livros que você quer ter, mas não tem certeza se compra por que são caros? Estão acessíveis.


Semprei babei na Larousse do Chocolate, assinada pelo estrelado Pierre Hermé, mas ficava na dúvida por que ouvia opiniões divergentes sobre ela. Alguns amam, outros odeiam. Mas assim, em promoção, eu resolvi arriscar. E ainda arrematei a Larousse das Sobremesas.

E ainda estou na dúvida se levo o Paixão pelo Sabor do Gordon Ramsey. Sim, livros despertam a Becky Bloom que há dentro de mim.

Passe por lá
e confira. Eu não sei quanto tempo a promoção dura, mas deve ser tempo suficiente para engordar várias bibliotecas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O não-bolo de aniversário

Meu pai completou mais uma primavera nessa segunda-feira. Comemoramos com um churrasco no domingo, mas a data mesmo era segunda, então não podia passar em branco. E meu pai ADORA doces. A culpa de eu ser essa formiga atômica é toda dele. Portanto, eu tinha que fazer algum doce que ele gostasse bastante.

Outra coisa que meu pai adora são mousses de pacotinho. Fato. Não importa quantos pudins de colher, mousses levinhas ou sorvetes cremosos eu faça em casa, ele continua voltando do supermercado com pozinhos para doce. E me pedindo pra fazer com olhos de gatinho do Shrek.

Vou deixando os pacotinhos ali, num canto do armário, emburrados, até que acabo me rendendo e fazendo algo com eles. Nunca preparo exatamente como mandam as instruções - dou uma incrementadinha aqui e ali. Algumas vezes saem invencionices muito boas.

Cheguei em casa segunda-feira correndo. Queria fazer algum doce pro meu pai, mas tinha pouco tempo até a minha aula de flamenco (eu sou um raro espécime dos nerds-que-dançam). Aniversário tem que ter bolo (já repeti essa frase aqui e aqui), mas não dava pra fazer e assar antes do meu progenitor chegar em casa. Oh vida! Oh céus! O que fazer?

Pensei cá com os meus botões e resolvi fazer uma coisa rápida, mas confeitá-la bonitinha e deixá-la com cara de bolo. E quer maior rapidez que a das musses de pacotinho? Mas obviamente que essa não seria uma musse qualquer: levaria chocolate, creme de leite e outras coisinhas mais pra deixá-la linda e absoluta!

"Eu sou linda... Absoluta... Eu sou Stefhany "

No final das contas, o doce ficou gostoso e super bonito. Fiz um chantilly colorido e usei o saco de confeitar para conseguir um "efeito dramático" e coloquei meia barra de chocolate ao leite em lascas para ficar parecendo cobertura de bolo. Claro que você não precisa fazer todas essas firulas, mas se a ocasião merecer, faça sem medo - nem que seja pra deixar a vida ainda mais bonita.

O aniversário do meu pai merece que tudo esteja bonito. Aliás, meu pai merece dias bonitos sempre. E uma vida doce em todos os sentidos.

NÃO-BOLO DE ANIVERSÁRIO

* 2 pacotinhos de pó para musse de chocolate (usei essa aqui)
* leite (o quanto mande nas instruções da musse - eu usei 300ml)
* 1 lata de leite condensado
* 1 caixa de Bis
* 300g de creme de leite fresco
* 6 colheres de sopa de açúcar
* Corante alimentício (opcional)
* 1/2 barra de chocolate ao leite

Faça a musse conforme as instruções do fabricante. Eu coloquei na batedeira e bati por 5 minutos, até que incorpore bem e fique fofo. Quando fica pronta, misture a lata de leite condensado e bata por mais dois minutos.
Coloque a musse em uma fôrma. Pique todos os Bis e coloque por cima da musse.
Bata o creme de leite com o açúcar e com o corante (se você quiser deixar colorido e feliz) até atingir ponto de chantilly (ele fica mais espesso e consistente).
Espalhe o chantilly sobre a musse com Bis. Eu usei um saco de confeitar pra ficar bonito, mas você pode espalhar com uma colher mesmo.
Com um ralador grosso, faça lascas do chocolate ao leite, deixando cair sobre o chantilly. O bom é fazer as lascas já em cima do doce, por que como elas são finas, derretem facilmente se muito manipuladas.
Deixe na geladeira por pelo menos 4 horas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sucesso!

Atendendo a pedidos, essa receita "fura a fila" das postagens. Eu mal desconfiava que um simples bolo de banana pudesse ser tão bom e fazer tanto sucesso.

Elas estavam me olhando a um tempo. Aquelas duas bananas ali de cantinho, querendo ser usadas, pedindo pra serem tranformadas em algo mais glamuroso. Comecei a fuçar nos meus livros e descobri a receita que eu queria no Perfect Baking, da coleção Perfect da Parragon (aliás, ótima coleção por um ótimo preço, se você fala inglês, vale muito a pena).

A receita em questão é a Banana & Chocolate Loaf. Loaf, em inglês, quer dizer pão (bread também é pão, mas loaf é tipo pão de fôrma, ou bolo salgado). Ela é realmente feita em uma fôrma para pão e, apesar de doce, não é tão açucarada. Mas, como no Brasil não temos tanto hábito de comer pão doce (principalmente em fatias), principalmente se levar chocolate na massa, pode chamar de bolo sem problemas.

huuuum!

O fato é que decidi fazer a receita para aproveitar as bananas em um domingo meio preguiçoso e consegui um dos melhores bolos que já provei. Até meu pai, que adora doces mas não gosta de bolos ("por que é muito seco") adorou essa receita e pediu para eu fazer sempre.

Óbvio que já foi repetida mais de uma vez, principalmente por que é muito fácil de executar. Mistura tudo em um pote, coloca na fôrma, forno e voilá! Um bolo perfumado e perfeito sai de dentro dele. Em uma das vezes que o repeti, sobrou um pedaço, que minha mãe levou ao trabalho no dia seguinte e que, segundo ela, terminou rapidinho. E a partir dali, o pessoal ficou super a fim de ter a receita. Por isso que a posto hoje, atendendo a pedidos.

Algo importante a ser observado: não use fôrmas com tefal. Pode ser bom para frigideiras, para panelas, mas para fôrmas é péssimo. Use aquelas prateadinhas, tipo as que a sua avó usava. Sim, aquelas muito mais baratas. Pode ser loucura minha, mas desde que passei a assar meus bolos em fôrmas sem tefal, o índice de acertos se elevou substancialmente. Acredito que o tefal aquece rápido demais, por isso o bolo queima por fora e continua cru por dentro.

Especialmente nessa receita, é importante utilizar uma fôrma sem tefal, por que ele irá assar lentamente, em fogo baixo. Ele fica aproximadamente uma hora no forno. Aproveite o tempo para ver um seriado, ler um livro, ouvir uma boa música ou qualquer outra atividade que encha sua vida de idéias e cores - por que de perfumes e sabores, o bolo de banana já se encarrega.


PÃO-BOLO DE BANANA E CHOCOLATE
Adaptado do livro Perfect Baking

* 115 gramas (aproximadamente 2 colheres de sopa cheias) de manteiga, mais um pouco extra para untar
* 2 bananas
* 85 gramas (aproximamente 1/2 xícara) de açúcar
* 2 ovos
* 220 gramas (aproximadamente 1 e 1/2 xícara ) de farinha com fermento
* 25 gramas (aproximadamente 1/4 de xícara) de chocolate em pó (mas pode ser achocolatado)
* 1 colher de cafezinho de fermento em pó
* 1 a 2 colheres de sopa de leite
* 200g grama (1 xícara) de gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma fôrma para pão que comporte 900 gramas. Descasque as bananas e amasse-as com um garfo.
Coloque as bananas em um pote e adicione a manteiga, o açúcar e os ovos, mexendo bem a cada adição. Adicione devagar a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Mexa vigoroamente até que esteja macio, adicionando leite até que a massa tenha o ponto de pingos relutantes (coloque um pouco de massa numa colher, ela deve escorrer devagar, criando pingos que relutam em cair da colher).
Adicione as gotas de chocolate e mexa devagar até que estejam bem distribuídas pela massa.
Coloque a massa na fôrma preparada e asse por aproximadamente 50~60 minutos, até que cresça e um palito inserido no meio saia limpo.
Deixe esfriar por pelo menos 5 minutos antes de desenformar.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um ano de Nerd na Cozinha

Parabéns! Parabéns! Hoje é o seu dia, que diz mais feliz!

A exatamente um ano, eu fazia a primeira postagem do Nerd na Cozinha, comparando receitas a algoritmos e explicando a proposta do blog: mostrar que qualquer um pode cozinhar - e se divertir muito com isso.

meu pinguim Guiñazu e o creme com velinha de estrela

O blog sobreviveu ao hiatus (que muito se deve a cadeiras da faculdade que me deixaram temporariamente sem vida) e completa um ano cheio de gostosuras, receitas práticas, nerdices, dicas e a vontade de continuar sempre crescendo.

Através do Nerd na Cozinha e do Twitter conheci pessoas, fiz amigos, me diverti à beça. Então, estava fora de cogitação deixar a data passar em branco. Aniversário pede bolo, mas lá em casa os bolos grandes acabam nunca sendo consumidos por inteiro e eu já fiz muitos cupcakes nos últimos dias. O que mais combina com aniversário? Brigadeiro!

Só que brigadeiro é muito simples, por isso pensei nessa variação, que inclui brigadeiro de colher com uma generosa porção de musse de abacaxi no centro. O azedinho do abacaxi combina perfeitamente com o doce do chocolate e, ainda por cima, essa é uma receita preguiçosa, que leva suquinho em pó. Ótima pra não demorar muito e ter mais tempo pra comemorar.

E, citando o clássico jogo Worms, que esse seja "o primeiro de muitos" anos de receitas e nerdices!

o creme com velinha e Pafúncio, meu companheiro de aventuras

CREME CALIFORNIANO

Brigadeiro de colher
* 1 lata de leite condensado
* 2 colheres de sobremesa de margarina
* 4 colheres de sopa de achocolatado
* 1/2 pote (150g) de creme de leite fresco

Misture numa panela o leite condensado, a manteiga e o achocolatado. Leve ao fogo alto, mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela.
Quando estiver em ponto de brigadeiro, desligue o fogo e misture o creme de leite, mexendo até incorporar. Coloque em de 8 potinhos (aproximadamente), preenchendo até 1/3 da altura.
Coloque na geladeira enquanto faz a mousse de abacaxi.

Musse de abacaxi
* 1/2 lata de leite condensado
* 1/2 pote (150g) de creme de leite fresco
* 1 pote de iogurte desnatado
* 1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor
* 6 colheres de sopa de água
* 1 pacote de suco em pó sabor abacaxi

Misture o leite condensado, o creme de leite e o iogurte desnatado em um pote. Reserve.
Em uma vasilha pequena, hidrate a gelatina em 3 colheres de sopa de água. Espere um minuto e depois leve ao microondas por 15 segundos ou ao banho maria até que ela fique completamente hidratada (ela deve ficar lisa e brilhante, sem pedacinhos).
Imediatamente, misture ao creme reservado, mexendo bem até incorporar. Misture o suco em pó e o restante da água. Mexa até que o creme esteja liso.
Retire os potinhos com o brigadeiro da geladeira e delicadamente coloque colheradas da musse de abacaxi no centro. O brigadeiro estará um pouco mole e subirá, ficando nas bordas e deixando a musse no centro.
Se desejar, coloque um pouco de chocolate grandulado sobre a musse.
Leve à geladeira por aproximadamente 3 horas.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Games, blogs e comilança

Praticamente uma vez por mês, a blogo-twittosfera porto-alegrense (e arredores) se reúne no já tradicional evento Cevas e Blogs. Já teve várias edições (11? 12?) e alguns dissidentes: o Karaokês e Blogs e agora o Games e Blogs.

A galera se reuniu na casa da Sônia na sexta passada (dia 11 de setembro) para jogar video-game e muita conversa fora. Estavam presentes:

Thiago, Vica, Karen, Ornitorrinco, Gisele e Sônia


Entre conversas sobre are babas, processos e nerdcasts (e processadores nerdcore), aconteceram partidas de Tekken e Guitar Hero e muita comilança. O pessoal foi bebericando drinks maravilhosos que eu não pude provar por estar tomando analgésico (mimimi), e petiscando pastelina, chocolate Batom, amendoim.

Esta nerd cozinheira não podia deixar de dar sua contribuição. Fui pelo caminho fácil: reedição do meu maior sucesso, os cupcakes. Mas como eu disse quando postei a receita básica, ela permite mil variações.

behold the cupcake!

Utilizei a mesma massa básica, mas retirei as gotas de chocolate e acrescentei aproximadamente 2 colheres de sobremesa de canela e 4 pitadas de noz moscada. Na hora de colocar nas forminhas de papel, forrei o fundo com massa, coloquei uma bolinha da doce de leite e completei com mais massa. Nessa hora tem que prestar atenção: deixando um furinho sequer, o recheio escapa quando vai pro forno - e aí é a maior lambança.

Forno normalmente e deixar esfriar um pouco. Confeitei com um pouco mais de doce de leite. Eles ficaram umas gracinhas - e pelo ibope que tiveram, deviam estar bem gostosos.

Mas as estrelas da noite foram, sem sombra de dúvida, as pizzas. Com a receita da Karen Waléria e execução primorosa da própria, juntamente com a Sônia, a Gisele e a Tati, elas foram feitas com massa caseira. Estavam simplesmente deliciosas!

as pizzas saindo do forno

Os recheios foram de calabresa, quatro queijos e tomates secos, mas a receita principal é a da massa que, segundo as gurias, é simples, simples. Tem a facilidade que pode ser congelada, ou seja, pode fazer com antecedência, não se estressar na hora e ter uma pizza caseira saindo do forno.

A Sônia me passou a receita em primeira mão, com revisão da Karen, e eu divido aqui com vocês. E não deixem de passar na Flickr da Gisele e no blog da Tati para saber mais sobre o Games e Blogs.


PIZZA DE GAMES E BLOGS
rende de dois a três discos de pizza, dependendo do tamanho que você fizer

* 1 kg de farinha
* 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo saf-instant (10 g)
* 1 colher de sopa rasa de sal
* 2 colheres de sopa rasas de açúcar
* 1 ovo
* 1 xícara de óleo
* água morna até a massa dar a liga

Misturar a farinha juntar o fermento, o sal e o açúcar. Juntar o ovo, óleo e água e amassar bem, sovar bem a massa e deixar descansando.
Quando a massa estiver bem crescida, abrir numa superfície bem enfarinhada. Abrir bem até obter uma massa fina e mais homogênea possível.
Colocar numa forma untada com óleo e farinha. Não deixar muito rente à forma e, se quiser fazer pizza com borda, deixar a massa maior do que a forma caindo fora da mesma para poder fechar a borda. Colocar o recheio da borda da pizza e fechar cuidadosamente.
Sobre a massa, já acomodada na forma, espalhar molho de tomate, azeite de oliva e orégano.
O forno deve ser pré-aquecido em torno de dez minutos, antes de receber as pizzas. Levá-las para cozinhar ao forno em temperatura média (180º), em torno de 30 minutos. Retirar do forno, esperar esfriar um pouco e cobri-las com papel filme para congelar, se não forem feitas imediatamente.

BORDA
* Uma colher de sopa muito generosa de margarina
* Duas colheres de sopa de maisena também bem generosas
* Aproximadamente duas xícaras de leite
* Queijo ralado a gosto
* Um pouco de creme de leite (depende da textura que você quer)

Levar ao fogo a margarina, a maisena e o leite e mexer até a mistura desgrudar da panela. O ponto ideal é o mais espesso possível.
Depois juntar queijo ralado e um pouco de creme de leite a essa mistura.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Software Freedom Day

Uma pausa ligeirinha nas panelas pra divulgar um evento nerd em Porto Alegre: o Software Freedom Day.


O evento é uma iniciativa da Sun e terá palestras sobre diversos softwares livres: Ubuntu, Java, Debian, MySQL/PostgreSQL, Open Solaris e Firefox. E eu estarei lá falando sobre o browser da raposa mais rápida e esperta do planeta.

Informações gerais:
  • Local: SindBancários (Rua General Câmara, 424, Bairro Centro, Porto Alegre) - mapa
  • Data: 19/09/2009
  • Horário: das 14h às 18h30min]
  • Mais informações na página oficial
A entrada é franca e não precisa fazer inscrição. Apareçam.

E no próximo post voltamos à programação normal.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Um super encontro e os bolinhos especiais

Alguns de vocês devem saber que eu sou colaboradora da Mozilla. Faço parte do time de internacionalização, que permite que você tenha o Firefox e seus correlatos em português, da WoMoz (Woman & Mozilla) e do projeto Spread Firefox, que tem por objetivo espalhar o Firefox por todos os cantos e fazer as pessoas conhecerem um pouco mais desse ótimo browser e de software livre em geral.

Vocês devem saber também que eu adoro seriados. Um dia eu olhei Heroes, mas acabei parando no meio da primeira temporada. Achei a historinha confusa e chata. Mas o que isso tem a ver com o Firefox? E por que estou contando essas coisas em um blog de culinária?

Vamos começar do começo. Lá na primeira temporada de Heroes, existe uma cena em que a Claire faz cupcakes com a sua mãe. Aqueles bolinhos lindos e fofos me chamaram a atenção - eles levavam uma cobertura colorida! Só que eu não sabia como se chamavam. Seriam muffins? Bolinhos ingleses?

Pouco tempo depois, minha amiga Tati me disse que andava numa fase de cupcakes. Perguntei o que eram e ela me explicou: bolinhos pequenos e fofos, com "aquelas coberturas coloridas maravilhosas", se eu me lembro das palavras dela. Cupcakes. Que nem aqueles da Claire no Heroes.

Daí pra eu ir pro meu amiguinho Google procurar receitas foi um pulo. E encontrei a melhor de todas no site da Nigella (sim, sempre ela). Fiz, refiz, coloquei recheio, tirei, mudei e hoje tenho uma receita toda minha, daquelas infalíveis, que a gente guarda na manga pra quando precisa.

No Luluzinha Camp eu decidi fazer alguns cupcakes pra presentear algumas amigas (infelizmente não todas, por que meu forno não comportaria tantos). E não é que foi um sucesso? As gurias gostaram e elogiaram bastante!

No Lulu eu conheci as fofas Pri e Julia, organizadoras do Liga das Gurias, um super encontro que rolou sábado passado aqui em Porto Alegre. E elas me convidaram a dar uma palestra na Liga.

Como vocês já devem ter desconfiado, falei sobre o Firefox. A apresentação se chamou "Sua necessaire na web: os add-ons essenciais para uma garota" e você pode conferir os slides aqui e a coleção de add-ons da palestra aqui.

Fotinho da minha palestra

A Liga das Gurias foi um sucesso, a minha palestra foi super bacana e é claro que para prestigiar um encontro tão legal, eu tinha que levar alguns cupcakes super especiais. O toque a mais ficou por conta da caixinha craft, que servia de embalagem pra cada um dos bolinhos. O molde é do blog da Melissa Spin, e eu utilizei catálogos de moda grandes para fazê-las. Além de ecologicamente correto, fica um charme.

a torre de caixinhas

Dentro delas, o meu cupcake infalível. Simples, rápido, você só suja um pote para fazê-lo. Você pode variar o recheio (já fiz com um marshmallow dentro, rechado de geléia de morango, com um quadradinho de chocolate no centro), mas as gotas de chocolate são práticas e democráticas.

uma espiadinha...

Use essa receita sempre que quiser celebrar, o que quer que seja: uma amizade, um encontro, a liberdade (inclusive na web, inclusive de software). Ou simplesmente quando quiser lembrar que a vida é simples e que merece ser doce.


CUPCAKES

* 175 gramas (~3 colheres de sopa cheias) de manteiga amolecida
* 175 gramas de açúcar refinado
* 3 ovos grandes
* 350 gramas de farinha com fermento
* 3 colheres de sopa de leite
* 1 a 2 colheres de sopa de essência de baunilha
* 1 xícara de chá de gotas de chocolate
* Frosting de sua preferência (ver abaixo)

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Misture a manteiga com o açúcar, fazendo um creme, até ficar leve e fofo. Adicionar os ovos (um de cada vez) e bater bem.
Colocar a farinhas aos poucos, para não empelotar. Coloque um pouquinho, mexa até incorporar, mais um pouquinho, mexa de novo, até acabar a farinha.
Adicionar o leite e a baunilha e mexa bem. Misture as gotas de chocolate.
Coloque 12 forminhas de papel em 12 forminhas de alumínio para empada ou muffin. Coloque a massa nas forminhas, não enchendo até a borda.
Asse no forno por aproximadamente 20 minutos, até que fique alto e fofinho ao toque e, ao enfiar um palitinho, o mesmo saia limpo.
Coloque o frosting e enfeitinhos coloridos!

FROSTING

Existem diversas receitas de frosting espalhadas pela internet. As mais comuns e estupidamente gordurosas são os buttercreams, ou seja, cremes à base de manteiga. Eu, particularmente, não gosto. Outra alternativa bem comum são os frostings à base de cream cheese, mas esses eu nunca experimentei. Aqui vão algumas sugestões que eu já fiz e que ficaram muito boas:

* Glacê: açúcar de confeiteiro + água (bem pouca). Peneire o açúcar de confeiteiro e adicione água aos poucos, até que esteja ligeiramente mole, mas crie alguma resistência para pingar. Pode acrescentar corante alimentício.
* Ganache: chocolate derretido + creme de leite. Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e, aos poucos, acrescente creme de leite (de preferência, fresco). O ganache de chocolate branco pode levar corante alimentício.
* Doce de leite: abra o pote e espalhe sobre os cupcakes. Simples assim. E fica maravilhoso. O mesmo truque funciona com Nutella e creme de amendoim. Huuuum!