quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O não-bolo de aniversário

Meu pai completou mais uma primavera nessa segunda-feira. Comemoramos com um churrasco no domingo, mas a data mesmo era segunda, então não podia passar em branco. E meu pai ADORA doces. A culpa de eu ser essa formiga atômica é toda dele. Portanto, eu tinha que fazer algum doce que ele gostasse bastante.

Outra coisa que meu pai adora são mousses de pacotinho. Fato. Não importa quantos pudins de colher, mousses levinhas ou sorvetes cremosos eu faça em casa, ele continua voltando do supermercado com pozinhos para doce. E me pedindo pra fazer com olhos de gatinho do Shrek.

Vou deixando os pacotinhos ali, num canto do armário, emburrados, até que acabo me rendendo e fazendo algo com eles. Nunca preparo exatamente como mandam as instruções - dou uma incrementadinha aqui e ali. Algumas vezes saem invencionices muito boas.

Cheguei em casa segunda-feira correndo. Queria fazer algum doce pro meu pai, mas tinha pouco tempo até a minha aula de flamenco (eu sou um raro espécime dos nerds-que-dançam). Aniversário tem que ter bolo (já repeti essa frase aqui e aqui), mas não dava pra fazer e assar antes do meu progenitor chegar em casa. Oh vida! Oh céus! O que fazer?

Pensei cá com os meus botões e resolvi fazer uma coisa rápida, mas confeitá-la bonitinha e deixá-la com cara de bolo. E quer maior rapidez que a das musses de pacotinho? Mas obviamente que essa não seria uma musse qualquer: levaria chocolate, creme de leite e outras coisinhas mais pra deixá-la linda e absoluta!

"Eu sou linda... Absoluta... Eu sou Stefhany "

No final das contas, o doce ficou gostoso e super bonito. Fiz um chantilly colorido e usei o saco de confeitar para conseguir um "efeito dramático" e coloquei meia barra de chocolate ao leite em lascas para ficar parecendo cobertura de bolo. Claro que você não precisa fazer todas essas firulas, mas se a ocasião merecer, faça sem medo - nem que seja pra deixar a vida ainda mais bonita.

O aniversário do meu pai merece que tudo esteja bonito. Aliás, meu pai merece dias bonitos sempre. E uma vida doce em todos os sentidos.

NÃO-BOLO DE ANIVERSÁRIO

* 2 pacotinhos de pó para musse de chocolate (usei essa aqui)
* leite (o quanto mande nas instruções da musse - eu usei 300ml)
* 1 lata de leite condensado
* 1 caixa de Bis
* 300g de creme de leite fresco
* 6 colheres de sopa de açúcar
* Corante alimentício (opcional)
* 1/2 barra de chocolate ao leite

Faça a musse conforme as instruções do fabricante. Eu coloquei na batedeira e bati por 5 minutos, até que incorpore bem e fique fofo. Quando fica pronta, misture a lata de leite condensado e bata por mais dois minutos.
Coloque a musse em uma fôrma. Pique todos os Bis e coloque por cima da musse.
Bata o creme de leite com o açúcar e com o corante (se você quiser deixar colorido e feliz) até atingir ponto de chantilly (ele fica mais espesso e consistente).
Espalhe o chantilly sobre a musse com Bis. Eu usei um saco de confeitar pra ficar bonito, mas você pode espalhar com uma colher mesmo.
Com um ralador grosso, faça lascas do chocolate ao leite, deixando cair sobre o chantilly. O bom é fazer as lascas já em cima do doce, por que como elas são finas, derretem facilmente se muito manipuladas.
Deixe na geladeira por pelo menos 4 horas.

Um comentário:

Márcia Assad disse...

impressionante a sua criatividade! parabéns! vou fazer em casa e sei q será festa!