terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sucesso!

Atendendo a pedidos, essa receita "fura a fila" das postagens. Eu mal desconfiava que um simples bolo de banana pudesse ser tão bom e fazer tanto sucesso.

Elas estavam me olhando a um tempo. Aquelas duas bananas ali de cantinho, querendo ser usadas, pedindo pra serem tranformadas em algo mais glamuroso. Comecei a fuçar nos meus livros e descobri a receita que eu queria no Perfect Baking, da coleção Perfect da Parragon (aliás, ótima coleção por um ótimo preço, se você fala inglês, vale muito a pena).

A receita em questão é a Banana & Chocolate Loaf. Loaf, em inglês, quer dizer pão (bread também é pão, mas loaf é tipo pão de fôrma, ou bolo salgado). Ela é realmente feita em uma fôrma para pão e, apesar de doce, não é tão açucarada. Mas, como no Brasil não temos tanto hábito de comer pão doce (principalmente em fatias), principalmente se levar chocolate na massa, pode chamar de bolo sem problemas.

huuuum!

O fato é que decidi fazer a receita para aproveitar as bananas em um domingo meio preguiçoso e consegui um dos melhores bolos que já provei. Até meu pai, que adora doces mas não gosta de bolos ("por que é muito seco") adorou essa receita e pediu para eu fazer sempre.

Óbvio que já foi repetida mais de uma vez, principalmente por que é muito fácil de executar. Mistura tudo em um pote, coloca na fôrma, forno e voilá! Um bolo perfumado e perfeito sai de dentro dele. Em uma das vezes que o repeti, sobrou um pedaço, que minha mãe levou ao trabalho no dia seguinte e que, segundo ela, terminou rapidinho. E a partir dali, o pessoal ficou super a fim de ter a receita. Por isso que a posto hoje, atendendo a pedidos.

Algo importante a ser observado: não use fôrmas com tefal. Pode ser bom para frigideiras, para panelas, mas para fôrmas é péssimo. Use aquelas prateadinhas, tipo as que a sua avó usava. Sim, aquelas muito mais baratas. Pode ser loucura minha, mas desde que passei a assar meus bolos em fôrmas sem tefal, o índice de acertos se elevou substancialmente. Acredito que o tefal aquece rápido demais, por isso o bolo queima por fora e continua cru por dentro.

Especialmente nessa receita, é importante utilizar uma fôrma sem tefal, por que ele irá assar lentamente, em fogo baixo. Ele fica aproximadamente uma hora no forno. Aproveite o tempo para ver um seriado, ler um livro, ouvir uma boa música ou qualquer outra atividade que encha sua vida de idéias e cores - por que de perfumes e sabores, o bolo de banana já se encarrega.


PÃO-BOLO DE BANANA E CHOCOLATE
Adaptado do livro Perfect Baking

* 115 gramas (aproximadamente 2 colheres de sopa cheias) de manteiga, mais um pouco extra para untar
* 2 bananas
* 85 gramas (aproximamente 1/2 xícara) de açúcar
* 2 ovos
* 220 gramas (aproximadamente 1 e 1/2 xícara ) de farinha com fermento
* 25 gramas (aproximadamente 1/4 de xícara) de chocolate em pó (mas pode ser achocolatado)
* 1 colher de cafezinho de fermento em pó
* 1 a 2 colheres de sopa de leite
* 200g grama (1 xícara) de gotas de chocolate

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma fôrma para pão que comporte 900 gramas. Descasque as bananas e amasse-as com um garfo.
Coloque as bananas em um pote e adicione a manteiga, o açúcar e os ovos, mexendo bem a cada adição. Adicione devagar a farinha, o chocolate em pó e o fermento. Mexa vigoroamente até que esteja macio, adicionando leite até que a massa tenha o ponto de pingos relutantes (coloque um pouco de massa numa colher, ela deve escorrer devagar, criando pingos que relutam em cair da colher).
Adicione as gotas de chocolate e mexa devagar até que estejam bem distribuídas pela massa.
Coloque a massa na fôrma preparada e asse por aproximadamente 50~60 minutos, até que cresça e um palito inserido no meio saia limpo.
Deixe esfriar por pelo menos 5 minutos antes de desenformar.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu não te conheço, mas já conheço a tua obra. Magnífico esse pão/bolo de banana. Ainda disse para tua mãe que nunca mais falaria com ela se não ganhasse a receita. É sério, quem ainda não provou essa maravilha não sabe o que é bom. Ou melhor, pode conhecer o bom, mas ainda não experimentou o ótimo. Parabéns. Vou ser um visitante assíduo do teu blog. Também faço minhas incursões na cozinha e vou buscar material aqui. A Eloir, é uma pessoal especial. Tenho certeza que a fruta não caiu longe do pé. Agradeço.

simone disse...

Tive a oportunidade de provar o maravilhoso bolo de banana com chocolate. Aproveitando a deixa e para quem gosta de culinária tailandesa, indico o site http://www.culinariatailandesa.com.br/. Beijo
Simone

feheidrich disse...

Andrea, parabéns por essa receita e muito obrigada por te-la dividido com os leitores do blog.
Como diria a Ana Maria, é de soltar os cachorros hehe!!! Fantástica mesmo!