quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um ano de Nerd na Cozinha

Parabéns! Parabéns! Hoje é o seu dia, que diz mais feliz!

A exatamente um ano, eu fazia a primeira postagem do Nerd na Cozinha, comparando receitas a algoritmos e explicando a proposta do blog: mostrar que qualquer um pode cozinhar - e se divertir muito com isso.

meu pinguim Guiñazu e o creme com velinha de estrela

O blog sobreviveu ao hiatus (que muito se deve a cadeiras da faculdade que me deixaram temporariamente sem vida) e completa um ano cheio de gostosuras, receitas práticas, nerdices, dicas e a vontade de continuar sempre crescendo.

Através do Nerd na Cozinha e do Twitter conheci pessoas, fiz amigos, me diverti à beça. Então, estava fora de cogitação deixar a data passar em branco. Aniversário pede bolo, mas lá em casa os bolos grandes acabam nunca sendo consumidos por inteiro e eu já fiz muitos cupcakes nos últimos dias. O que mais combina com aniversário? Brigadeiro!

Só que brigadeiro é muito simples, por isso pensei nessa variação, que inclui brigadeiro de colher com uma generosa porção de musse de abacaxi no centro. O azedinho do abacaxi combina perfeitamente com o doce do chocolate e, ainda por cima, essa é uma receita preguiçosa, que leva suquinho em pó. Ótima pra não demorar muito e ter mais tempo pra comemorar.

E, citando o clássico jogo Worms, que esse seja "o primeiro de muitos" anos de receitas e nerdices!

o creme com velinha e Pafúncio, meu companheiro de aventuras

CREME CALIFORNIANO

Brigadeiro de colher
* 1 lata de leite condensado
* 2 colheres de sobremesa de margarina
* 4 colheres de sopa de achocolatado
* 1/2 pote (150g) de creme de leite fresco

Misture numa panela o leite condensado, a manteiga e o achocolatado. Leve ao fogo alto, mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela.
Quando estiver em ponto de brigadeiro, desligue o fogo e misture o creme de leite, mexendo até incorporar. Coloque em de 8 potinhos (aproximadamente), preenchendo até 1/3 da altura.
Coloque na geladeira enquanto faz a mousse de abacaxi.

Musse de abacaxi
* 1/2 lata de leite condensado
* 1/2 pote (150g) de creme de leite fresco
* 1 pote de iogurte desnatado
* 1/2 pacote de gelatina em pó sem sabor
* 6 colheres de sopa de água
* 1 pacote de suco em pó sabor abacaxi

Misture o leite condensado, o creme de leite e o iogurte desnatado em um pote. Reserve.
Em uma vasilha pequena, hidrate a gelatina em 3 colheres de sopa de água. Espere um minuto e depois leve ao microondas por 15 segundos ou ao banho maria até que ela fique completamente hidratada (ela deve ficar lisa e brilhante, sem pedacinhos).
Imediatamente, misture ao creme reservado, mexendo bem até incorporar. Misture o suco em pó e o restante da água. Mexa até que o creme esteja liso.
Retire os potinhos com o brigadeiro da geladeira e delicadamente coloque colheradas da musse de abacaxi no centro. O brigadeiro estará um pouco mole e subirá, ficando nas bordas e deixando a musse no centro.
Se desejar, coloque um pouco de chocolate grandulado sobre a musse.
Leve à geladeira por aproximadamente 3 horas.

4 comentários:

Cler Oliveira disse...

Parabens guria! Na outra encarnação, quando eu for magra e gostosa quero experimentar tudo o que fala no blog. Tudo mesmo! Embora a receitinha de hoje ja vai para os preparativos do final de semana.

Congrats! Vale a pena persistir. Tu e a prova disso :)

Carolina Nogueira disse...

ompanho há pouco tempo, mas achei muito legal teu blog =D que ele sobreviva a essa vida universitária que todos sabemos que não é fácil!
Muita sorte! E que venham mais anos!

Unknown disse...

uma coisa eu garanto: a Dea realmente se dedica com paixao ao Nerd na Cozinha :)

vida longa e prospera \\//,

Q'plah ,'.

feheidrich disse...

Oi, Dea!!! Parabéns pelo Blog... é show! Ouvi falar em um pão de banana delicioso. Será que colocarias a receitinha pros fãs??? Bjinhos