terça-feira, 8 de setembro de 2009

Um super encontro e os bolinhos especiais

Alguns de vocês devem saber que eu sou colaboradora da Mozilla. Faço parte do time de internacionalização, que permite que você tenha o Firefox e seus correlatos em português, da WoMoz (Woman & Mozilla) e do projeto Spread Firefox, que tem por objetivo espalhar o Firefox por todos os cantos e fazer as pessoas conhecerem um pouco mais desse ótimo browser e de software livre em geral.

Vocês devem saber também que eu adoro seriados. Um dia eu olhei Heroes, mas acabei parando no meio da primeira temporada. Achei a historinha confusa e chata. Mas o que isso tem a ver com o Firefox? E por que estou contando essas coisas em um blog de culinária?

Vamos começar do começo. Lá na primeira temporada de Heroes, existe uma cena em que a Claire faz cupcakes com a sua mãe. Aqueles bolinhos lindos e fofos me chamaram a atenção - eles levavam uma cobertura colorida! Só que eu não sabia como se chamavam. Seriam muffins? Bolinhos ingleses?

Pouco tempo depois, minha amiga Tati me disse que andava numa fase de cupcakes. Perguntei o que eram e ela me explicou: bolinhos pequenos e fofos, com "aquelas coberturas coloridas maravilhosas", se eu me lembro das palavras dela. Cupcakes. Que nem aqueles da Claire no Heroes.

Daí pra eu ir pro meu amiguinho Google procurar receitas foi um pulo. E encontrei a melhor de todas no site da Nigella (sim, sempre ela). Fiz, refiz, coloquei recheio, tirei, mudei e hoje tenho uma receita toda minha, daquelas infalíveis, que a gente guarda na manga pra quando precisa.

No Luluzinha Camp eu decidi fazer alguns cupcakes pra presentear algumas amigas (infelizmente não todas, por que meu forno não comportaria tantos). E não é que foi um sucesso? As gurias gostaram e elogiaram bastante!

No Lulu eu conheci as fofas Pri e Julia, organizadoras do Liga das Gurias, um super encontro que rolou sábado passado aqui em Porto Alegre. E elas me convidaram a dar uma palestra na Liga.

Como vocês já devem ter desconfiado, falei sobre o Firefox. A apresentação se chamou "Sua necessaire na web: os add-ons essenciais para uma garota" e você pode conferir os slides aqui e a coleção de add-ons da palestra aqui.

Fotinho da minha palestra

A Liga das Gurias foi um sucesso, a minha palestra foi super bacana e é claro que para prestigiar um encontro tão legal, eu tinha que levar alguns cupcakes super especiais. O toque a mais ficou por conta da caixinha craft, que servia de embalagem pra cada um dos bolinhos. O molde é do blog da Melissa Spin, e eu utilizei catálogos de moda grandes para fazê-las. Além de ecologicamente correto, fica um charme.

a torre de caixinhas

Dentro delas, o meu cupcake infalível. Simples, rápido, você só suja um pote para fazê-lo. Você pode variar o recheio (já fiz com um marshmallow dentro, rechado de geléia de morango, com um quadradinho de chocolate no centro), mas as gotas de chocolate são práticas e democráticas.

uma espiadinha...

Use essa receita sempre que quiser celebrar, o que quer que seja: uma amizade, um encontro, a liberdade (inclusive na web, inclusive de software). Ou simplesmente quando quiser lembrar que a vida é simples e que merece ser doce.


CUPCAKES

* 175 gramas (~3 colheres de sopa cheias) de manteiga amolecida
* 175 gramas de açúcar refinado
* 3 ovos grandes
* 350 gramas de farinha com fermento
* 3 colheres de sopa de leite
* 1 a 2 colheres de sopa de essência de baunilha
* 1 xícara de chá de gotas de chocolate
* Frosting de sua preferência (ver abaixo)

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Misture a manteiga com o açúcar, fazendo um creme, até ficar leve e fofo. Adicionar os ovos (um de cada vez) e bater bem.
Colocar a farinhas aos poucos, para não empelotar. Coloque um pouquinho, mexa até incorporar, mais um pouquinho, mexa de novo, até acabar a farinha.
Adicionar o leite e a baunilha e mexa bem. Misture as gotas de chocolate.
Coloque 12 forminhas de papel em 12 forminhas de alumínio para empada ou muffin. Coloque a massa nas forminhas, não enchendo até a borda.
Asse no forno por aproximadamente 20 minutos, até que fique alto e fofinho ao toque e, ao enfiar um palitinho, o mesmo saia limpo.
Coloque o frosting e enfeitinhos coloridos!

FROSTING

Existem diversas receitas de frosting espalhadas pela internet. As mais comuns e estupidamente gordurosas são os buttercreams, ou seja, cremes à base de manteiga. Eu, particularmente, não gosto. Outra alternativa bem comum são os frostings à base de cream cheese, mas esses eu nunca experimentei. Aqui vão algumas sugestões que eu já fiz e que ficaram muito boas:

* Glacê: açúcar de confeiteiro + água (bem pouca). Peneire o açúcar de confeiteiro e adicione água aos poucos, até que esteja ligeiramente mole, mas crie alguma resistência para pingar. Pode acrescentar corante alimentício.
* Ganache: chocolate derretido + creme de leite. Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria e, aos poucos, acrescente creme de leite (de preferência, fresco). O ganache de chocolate branco pode levar corante alimentício.
* Doce de leite: abra o pote e espalhe sobre os cupcakes. Simples assim. E fica maravilhoso. O mesmo truque funciona com Nutella e creme de amendoim. Huuuum!

4 comentários:

L@ra disse...

eu comiiiiii e eu adorei, brigada Dea. nham nham

Tatiane disse...

Amei o cupcake! Estava ótimo. Ia te pedir a receita. ^^ Valeu!

mooglez disse...

Normalmente o que vai nutella, É BOM!

Julia disse...

Amei querida!!!
Foi minha janta de sábado, tava morrendo de fome, não tive tempo de comer antes de ir para Lajeado e devorei teu lindo cupcake! =]

Beijos