terça-feira, 15 de setembro de 2009

Games, blogs e comilança

Praticamente uma vez por mês, a blogo-twittosfera porto-alegrense (e arredores) se reúne no já tradicional evento Cevas e Blogs. Já teve várias edições (11? 12?) e alguns dissidentes: o Karaokês e Blogs e agora o Games e Blogs.

A galera se reuniu na casa da Sônia na sexta passada (dia 11 de setembro) para jogar video-game e muita conversa fora. Estavam presentes:

Thiago, Vica, Karen, Ornitorrinco, Gisele e Sônia


Entre conversas sobre are babas, processos e nerdcasts (e processadores nerdcore), aconteceram partidas de Tekken e Guitar Hero e muita comilança. O pessoal foi bebericando drinks maravilhosos que eu não pude provar por estar tomando analgésico (mimimi), e petiscando pastelina, chocolate Batom, amendoim.

Esta nerd cozinheira não podia deixar de dar sua contribuição. Fui pelo caminho fácil: reedição do meu maior sucesso, os cupcakes. Mas como eu disse quando postei a receita básica, ela permite mil variações.

behold the cupcake!

Utilizei a mesma massa básica, mas retirei as gotas de chocolate e acrescentei aproximadamente 2 colheres de sobremesa de canela e 4 pitadas de noz moscada. Na hora de colocar nas forminhas de papel, forrei o fundo com massa, coloquei uma bolinha da doce de leite e completei com mais massa. Nessa hora tem que prestar atenção: deixando um furinho sequer, o recheio escapa quando vai pro forno - e aí é a maior lambança.

Forno normalmente e deixar esfriar um pouco. Confeitei com um pouco mais de doce de leite. Eles ficaram umas gracinhas - e pelo ibope que tiveram, deviam estar bem gostosos.

Mas as estrelas da noite foram, sem sombra de dúvida, as pizzas. Com a receita da Karen Waléria e execução primorosa da própria, juntamente com a Sônia, a Gisele e a Tati, elas foram feitas com massa caseira. Estavam simplesmente deliciosas!

as pizzas saindo do forno

Os recheios foram de calabresa, quatro queijos e tomates secos, mas a receita principal é a da massa que, segundo as gurias, é simples, simples. Tem a facilidade que pode ser congelada, ou seja, pode fazer com antecedência, não se estressar na hora e ter uma pizza caseira saindo do forno.

A Sônia me passou a receita em primeira mão, com revisão da Karen, e eu divido aqui com vocês. E não deixem de passar na Flickr da Gisele e no blog da Tati para saber mais sobre o Games e Blogs.


PIZZA DE GAMES E BLOGS
rende de dois a três discos de pizza, dependendo do tamanho que você fizer

* 1 kg de farinha
* 1 pacote de fermento biológico seco instantâneo saf-instant (10 g)
* 1 colher de sopa rasa de sal
* 2 colheres de sopa rasas de açúcar
* 1 ovo
* 1 xícara de óleo
* água morna até a massa dar a liga

Misturar a farinha juntar o fermento, o sal e o açúcar. Juntar o ovo, óleo e água e amassar bem, sovar bem a massa e deixar descansando.
Quando a massa estiver bem crescida, abrir numa superfície bem enfarinhada. Abrir bem até obter uma massa fina e mais homogênea possível.
Colocar numa forma untada com óleo e farinha. Não deixar muito rente à forma e, se quiser fazer pizza com borda, deixar a massa maior do que a forma caindo fora da mesma para poder fechar a borda. Colocar o recheio da borda da pizza e fechar cuidadosamente.
Sobre a massa, já acomodada na forma, espalhar molho de tomate, azeite de oliva e orégano.
O forno deve ser pré-aquecido em torno de dez minutos, antes de receber as pizzas. Levá-las para cozinhar ao forno em temperatura média (180º), em torno de 30 minutos. Retirar do forno, esperar esfriar um pouco e cobri-las com papel filme para congelar, se não forem feitas imediatamente.

BORDA
* Uma colher de sopa muito generosa de margarina
* Duas colheres de sopa de maisena também bem generosas
* Aproximadamente duas xícaras de leite
* Queijo ralado a gosto
* Um pouco de creme de leite (depende da textura que você quer)

Levar ao fogo a margarina, a maisena e o leite e mexer até a mistura desgrudar da panela. O ponto ideal é o mais espesso possível.
Depois juntar queijo ralado e um pouco de creme de leite a essa mistura.

5 comentários:

Tatiane disse...

Também dá pra fazer a massa da pizza sem ovo, fica mais leve.

Os cupcakes e as pizzas estavam ótimos. =)

disse...

Muito legal a receita. Vou tentar fazer no fim de semana pro jantar.

Bjo

Fabiana Menine disse...

É só ter comida q o Fanny tá presente!!! hehehehe
Farei esses bolinhos no fds!! =)

Unknown disse...

fazia tempo que eu nao me divertia tanto, nem o NerdCore de ultima geraçao é tao rapido quanto as piadas Big Bang Theory dessa galera :D

\\//,

Vica disse...

Tava muito legal!!!