quarta-feira, 8 de abril de 2009

Páscoa Feita em Casa II: Toneladas de Chocolate

Sem muitas delongas hoje, só receitas. Afinal, a Páscoa já é nesse domingo!

E vamos com três logo de uma vez, uma em cada nível de dificuldade, mas nenhuma dificílima.

1. Bombons engraçadinhos
Nível de dificuldade: topeira


Boa para quem não tem o mínimo de prática na cozinha, chega a ser mais simples que os Damascos Secretos. E é muito rápida também - com um pouco de prática, dá pra fazer 1kg de bombons de chocolate maciço em aproximadamente 1 hora.

Compre forminhas em tamanhos diversos - evite a todo custo as de trufas ou as muito grandes, por que se você não rechear viram blocões de chocolate maciço que ou derretem e perdem a forma ou ficam duros e impossíveis de morder. Fique com os pequenos, com esse fusquinha da foto (coloquei na palma da mão para vocês terem um idéia de tamanho - e eu o comi depois, só para constar).

A execução não poderia ser mais simples: derreta o chocolate em banho maria ou no microondas, encha as forminhas e coloque no congelador. Uns 10 minutos e elas estarão durinhas. Você pode ver se já estão boas se o fundo da forminha está esbranquiçado - significa que o chocolate já desgrudou dela.

Prefira chocolate com um pouco de gordura. Isso não quer dizer que você deva comprar o chocolate mais hidrogenado do mercado, mas aquelas barras de cobertura estilo Garoto ou Nestlé sempre tem um pouco. A gordura não deixa o chocolate derretar tão facilmente e, assim, fica mais fácil para transportá-lo.

Coloque alguns dos seus bombons em saquinhos forrados com papel-manteiga, coloque uma fita em volta e presenteie!

2. Negrinho metido à besta
Nível de dificuldade: equação de segundo grau

Essa requere um pouquinho mais de habilidade, mas não muita. Consegue fazer um brigadeiro? Então você consegue fazer essa receita.

Ela é um fudge, ou seja, um doce rico em chocolate. Vi a receita no livro Perfect Chocolate e adorei a sua simplicidade. Como é que eu nunca tinha pensado nisso antes?

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
250g de chocolate ao leite, picado
1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

Leve ao fogo médio, em uma panela de fundo grosso, o leite condensado, a manteiga e o chocolate. Mexa sempre, até o chocolate derreter por completo e a mistura desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro!).
Tire a panela do fogo, misture a baunilha (se quiser) e mexa para incorporar.
Coloque em uma forma retangular e leve à geladeira. Deixe de um dia para o outro.
No outro dia, quando estiver durinho, corte em quadradinhos.
Tire da forma com uma espátula e acondicione numa embalagem bonita para presentear.
Também é uma boa para servir com o café, ou como acompanhamento para sorvete!

3. Trufas
Nível de dificuldade: integrais simples

As trufas são tradicionalíssimas e deliciosas sempre. Não são propriamente difíceis de fazer: assim como integrais simples, o que pode acontecer é elas te darem um pouco de trabalho. E não na execução: e na hora de enrolar que o trabalho fica mais chatinho. Isso por que o recheio tem que estar bem durinho pra ser trabalhado: senão ele derrete na sua mão. Só que ele estar durinho dificulta na hora de fazer uma bolinha.


minhas trufas ainda sem papel...

Tirei a receita do site Panelinha, mas fiz algumas modificações. Ela manda usar conhaque, mas como eu não tinha, pesquisei por opções e acabei utilizando três bebidas que tinah em casa: licor de gianduia, licor de chocolate e uísque. Como fiz três receitas, utilizei uma bebida diferente em cada e, para saber qual é qual, enrolei em diferentes cores de papel para trufas (que você acha à venda em lojas para festas ou armazéns de confeitaria. Em Porto Alegre, comprei no Mercado Público).

... e as mesmas trufas, enroladas em papéis coloridos!

Outra diferença da receita do Panelinha: o recheio rendeu aproximadamente 25 trufas, ao invés de 50. Acho que as trufas de lá devem ser menores que as minhas! Na hora de colocar a cobertura, entretanto, usei bem menos chocolate: dizia que cada receita utilizava 500g para cobrir as trufas, mas eu só usei 250g em cada receita e elas ficaram fantásticas!

Experimentei uma trufa de cada sabor e não consigo dizer qual ficou melhor. A diferença é sutil, até por que vai bem pouca bebida alcólica. Mas mesmo assim, é um toque super especial!

Não vou repetir a receita aqui por que a base que eu segui está toda no Panelinha e já expliquei as minhas diferenças. Portanto, passe por lá para descobrir as trufas. E não esqueça de dar o seu toque pessoal também!

4 comentários:

rsg disse...

meu nivel de paixao por Porsches e VWs chegou ao ponto de sorver um fusquinha inteiro - viva minha namorada confeiteira!! \o/

Tiago Jaime Machado disse...

adorei seu blog :) já no RSS!
bjo
@tiagomx

Vica disse...

Tava muito bom... nham!

Bixcoito! disse...

uahsuhsuhauhes
Curti o nome das dificuldades. Se eu consigo fazer com facilidade uma equação de segundo grau eu posso fazer o negrinho metido à besta, mesmo não tendo muita experiência na cozinha? =D