sexta-feira, 3 de abril de 2009

Páscoa Feita em Casa I : Os Damascos Secretos

Quem acompanha o blog deve saber que eu tenho horror a duas coisas que costumam acompanhar datas festivas: multidões e lembrancinhas. A Páscoa é um pouco mais tranquila nesse aspecto do que o Natal, mas de qualquer forma ir a um hipermercado lotado pra comprar coelhinhos de chocolate de 100g a R$5,00 cada me deixa bastante estressada.

Sabendo disso, compro matéria-prima e faço meus presentes em casa. Com isso, eu caio em duas alternativas: ou gasto o mesmo e tenho produtos de qualidade superior ou gasto muito menos.

A Páscoa tem essa coisa boa: você pode fazer receitas elaboradas ou bem simples, mas desde que mantenha o chocolate como tema principal, vale tudo! Cupcakes, bombons, trufas... Um alternativa bem sofisticada, mas facílima de fazer, são esses damascos banhadas em chocolate. Pode ser feita com ameixas secas sem caroço também, embora o constraste visual não seja tão grande.

facílimas e lindas

Perfeitas para quem tem pressa ou pouco habilidade em meio às panelas, o único trabalho que você vai ter é derreter o chocolate. Mergulhe os damascos e pronto! E você pode colocar em uma embalagem e dar de presente ou ainda servir como entrada no seu almoço de Páscoa ou de Sexta-Feira Santa.

Você pode dizer que damascos não são propriamente baratos, mas eles justificam o preço. E de qualquer foma, esse é um doce para adultos, para paladares um pouco mais sofisticados, para pessoas que ficarão felizes de ganharem uma pequena quantidade de algo muito bom. Não é indicado para crianças: para elas é mais indicado algo mais doce e maior. Portanto, você não precisa comprar um quilo de damascos: adquira uma quantidade pequena (você pode comprá-los no mercado público, onde são mais em conta e com maior qualidade) e acondicione em uma bela embalagem. Garanto sucesso total.

DAMASCOS SECRETOS
* Damascos Secos
* Chocolate meio amargo (aprox. 100g para cada 100g de damasco)
* Papel-manteiga (para a secagem do chocolate)

- Deixe os damascos na geladeira até a hora de usar.
- Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.
- Coloque uma folha de papel-manteiga em uma superfície plana.
- Tire os damascos da geladeira. Mergulhe um por um no chocolate, cobrindo até a metade.
- Coloque sobre o papel manteiga, para que eles sequem um pouco. O papel impede que o chocolate grude.
- Faça a cobertura de chocolate em todos os damascos e está pronto.
- Mantenha na geladeira até a hora de servir ou deixe na geladeira por mais ou menos uma hora e coloque em embalagens próprias para presente (que de preferência devem ser mantidas também na geladeira, mesmo embrulhados, até a hora de serem presenteados).

Um comentário:

rsg disse...

sou fissurado em damascos e ameixa, ainda mais com um toque de amor achocolatado :)

e aproveitando a ponte dos contrastes, que tal pingar as ameixas com chocolate branco?

aiiii!!!!!!, e meu regime?? :P

o gordinho nunca sai de mim...