quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Torta de maçã sem massa

As maçãs já estavam me olhando. Esse é um dos meus principais problemas: quando eu vejo frutas realmente lindas, me empolgo e compro demais. E sempre ficam lá, coitadas, umas três ou quatro remanescentes, pedindo pra serem usadas.

Queria uma torta de maçã. Tenho uma receita de torta a lá Vovó Donalda, infalível, que achei no La Cucinetta, mas (como sempre) a minha vida está uma correria, então eu precisva de algo mais fácil e rápido. E, pra falar a verdade, estava morrendo de preguiça de fazer massa, sovar, deixar crescer. Não, definitavamente era um dia para soluções simples.



Como eu cozinho à noite e geralmente decido o que fazer quando já cheguei em casa, tinha o agravante de precisar de uma receita com ingredientes que eu tivesse em casa. Por mais que eu more perto de um supermercado, procurar a receita, fazer a lista, sair de casa, ir até o super, pegar fila, carregar peso. Ufa, me canso só de pensar.

Fui pra bíblia da culinária brasileira, vulgo Dona Benta, o livrão que sempre me salva e, mais uma vez, lá estava o que eu queria: uma torta de maçã sem massa. Apenas quatro ingredientes, leve e com jeito, perfume e gosto de torta.

Até a Vovó Donalda se rendeu às facilidades modernas - e se depender dessa torta, sempre se sairá muito bem!



TORTA DE MAÇÃ SEM MASSA
* 4 maçãs fatiadas
* 1 lata de leite condensado
* 3 ovos (gemas e claras separadas)
* 6 colheres de sopa de açúcar.

Coloque as fatias de maçã num refratário (não precisa untar).
Misture as gemas e o leite condensado até ficar homogêneo. Despeje a mistura sobre as fatias de maçã.
Leve ao forno até que as maçãs assem, aproximadamente 15 minutos em forno médio. Tire do forno.
Bata as claras em neve de picos firmes com o açúcar. Coloque sobre as maçãs assadas e volte ao forno atá dourar (mais uns 10 minutos).
Deixe esfriar e coloque para gelar.

2 comentários:

disse...

Delícia! Só que quase nunca faço torta de maçã por ter que fatiar a maçã. Bate uma preguiça...

Bjo

telegrama disse...

adoro doces com maçã!
hei de experimentar

obg por partilhar

telegram

(http://c-o-i-s-a-s.blogspot.com)