Trocando twittadas sobre bolos, tive a idéia que acabou sendo executada: e se eu fizesse um de cenoura e colocasse em forminhas, como cupcakes? Óbvio que encasquetei com os cupcakes de cenoura. E óbvio que eu cheguei em casa e corri para fazê-los.
Resolvi por uma bem simples, que me lembra o bolo de cenoura que a minha vó faz e que eu comi durante toda a infância. Leva ingredientes tão simples que é difícil que você não tenha em casa. E o melhor de tudo: a massa fica pronta em mais ou menos meia hora. Sei dizer por que antes de ir pra cozinha, dei o play no No Promisses da Carla Bruni (que tem ao todo 36 minutos - sim, é um álbum bem curto) e a última música acabou no momento que eu colocava os bolinhos no forno.
Os próprios, sem cobertura
Acabou que o resultado final não ficou com cara de cupcake. Não tem aquela aura festiva e refinada, quase fresca, que paira em volta dos cupcakes. Ficou com jeito de bolinho caseiro, bom pra comer acompanhado de uma xícara de café (com licor, como prefere o inspirador da receita) ou com suco, vendo sessão da tarde.
Resolvi chamá-los de bolinhos mesmo. Bolinhos fofos, molhadinhos e que magicamente ficaram com gosto parecido com o que a minha vó faz. Mas bolo que é bolo precisa de cobertura. Bolo de cenoura precisa de cobertura de chocolate. Pra combinar com esse clima nostálgico, nada melhor que brigadeiro.
O resultado? Absurdamente tentador. Suave como uma música da Carla Bruni, doce como a infância e amarelo-iluminado, como esse raro dia de sol na primavera porto-alegrense.
Bolinhos e pinguins
BOLINHOS DE CENOURA
Rende 16 bolinhos
* 3 cenouras médias
* 3 ovos
* 1 xícara de chá de óleo
* 2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar
* 2 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1 colher de sopa de fermento em pó
Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Limpe as cenouras e rale-as grosseiramente, o suficiente para facilitar quando elas forem batidas no liquidificador.
Coloque os ovos, o óleo e um pouquinho da cenoura no liquidificador. Bata até estar tudo triturado e cremoso. Repita a operação até terminar a cenoura, de pouquinho em pouquinho pro liquidificador não trancar.
Incorpore o açúcar (uma xícara, bate, outra xícara, bate) e o fermento.
Vá colocando a farinha também aos pouquinhos e batendo a cada adição, até que tudo fique uniforme.
Coloque as forminhas de papel nas forminhas de metal, despeje a massa até pouco mais da metade e leve ao forno por aproximadamente meia hora, ou até que ao inserir um palito no bolo, ele saia limpo.
Cobertura: eu fiz um brigadeiro com uma lata de leite condensado, duas colheres de sopa de chocolate em pó e uma colher de sopa de margarina. Mas você pode deixá-los simples, cobrir com nutella, com doce de leite, com geléia ou o que a sua imaginação mandar.
3 comentários:
Guria, preciso dizer que adorei teu blog e toda a proposta. Faço parte do time das nerds disfarçadas (quem olha nem imagina!).
E que além do bom e velho video game, adoro moda e culinária
Ola! Adorei seu blog!
Tenho uma duvida meio boba sobre as forminhas de cupcake. Voce usa essas forminhas de docinho de aniversario, ou um tipo especial de forminha? E que voce sempre fala forminha de papel, ai ficou a duvida.
Oi Anônimo(a)! Na próxima, diz teu nome :)
Antes de tudo, muito obrigada =]
Eu uso forminhas de papel especial para cupcakes ou muffins. Tem que comprar em lojas para festas, ou armazéns que vendem produtos pra confeitaria.
Pede forminhas de papel para bolinho/muffins que tem de todos os tamanhos, muitas vezes coloridinhas e lindas!
Beijão!
Postar um comentário