segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Um sabor do fundo da memória

Um dos refrigerantes mais memoráveis que eu já provei foi a Cherry Coke. Uma Coca-Cola com aroma e gosto de cereja!

Todas as pessoas que já experimentaram adoram e pelo jeito os Rolling Stones também gostam, afinal, em You Can't Always Get What You Want eles cantam "We decided that we would have a soda/ My favorite flavor, cherry red" (bom, pelo menos é isso que a minha mente inocente entende).

Eu nunca entendi por que parou de ser vendida do Brasil. Será que era muito doce? Será que só agradava ao paladar infantil e, crianças que éramos na época, hoje não gostaríamos tanto?

O fato é que dei pulinhos de alegria ao ver em uma revistinha de receitas (daquelas que se vende em banca de jornal, bem baratinhas) uma que poderia me fazer reviver o sabor já esquecido em um canto da memória: uma gelatina de Coca-Cola!

Adaptei um pouquinho e acabei com uma receita super prática e rápida, que não dá mais trabalho do que preparar uma gelatina normal, mas que resgata um pouquinho daquele sabor perdido, daquela inocência e daquele colorido de início dos anos 90.

Você pode fazer o doce com as versões normais ou light da gelatina e do refrigerante. E ainda pode aproveitar aquele pouquinho de Coca que sobrou na garrafa e já está um tantinho sem gás (Nerd na Cozinha também é economia).

Talvez não seja exatamente a mesma coisa que beber Cherry Coke, mas já garantiu um dia muito mais feliz. Agora só falta colocar minhas polainas e dançar Menudos pro clima retrô infânca ficar completo.


GELATINA DE CHERRY COKE
1 pacote de gelatina em pó sabor cereja
250ml de água fervente
250ml de Coca Cola
cerejas em calda para decorar (opcional)

Dissolva a gelatina na água fervente, mexa até que fique homegêneo.
Complete com a Coca Cola e mexa mais um pouco.
Distribua em tacinhas e coloque na geladeira até que endureça (aproximadamente 3 horas).
Depois de firme, se quiser, coloque cerejas em calda para decorar.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Delícias geladas

Vi no Twitter que o @tferronato (aka Thiago Ferronato, o menino do James Capone's Blog e do Conversation) foi proibido pelo médico de comer/beber coisas quentes. E ficou com uma dúvida: existem coisas boas de comer que não sejam quentes e que fujam das saladas e peixe cru?

Como ele foi super gracinha e me enviou uma receita vegetariana que logo, logo vai dar as caras por aqui, resolvi pesquisar nos alfarrábios da blogosfera culinária e descobrir algumas coisas realmente maravilhosas de comer e que fiquem dentro dessas duas opções:

1) Não precisam de fogo ou
2) Também ficam ótimas quando comidas frias.

Vamos ao cardápio?

DOCES

Haagen-Daaz, huuuum

Escolha óbvia. Sorvetes, pavês, mousses, fudges. Só não vale ir de petit gateau. Existem várias e várias opções, tanto para cozinhar (inclusive aqui no meu blog) quanto nos supermercados.

Claro, como boa formiga que sou, minha primeira idéia foi a de que seria ótimo passar um tempo enchendo a cara de açúcar. Mas peraí, essa é a mesma menina que está tão empenhada em recuperar a silhueta perdida? "Volta pra realidade, senhorita Balle", falou aquela vozinha interior. Óbvio que a idéia de comer muito e muito açúcar parece sedutora, mas ninguém aguenta por mais de dois dias. Portanto, vamos às outras opções.

SALADAS INCREMENTADAS

salada lindona do Panelinha

Nem quem está em dieta de emagrecimento aguenta ficar na salada verde por muito tempo, imagine quem está só com restrição de temperatura. Mas uma belíssima salada de macarrão ou de batatas, além de serem uma ótima fonte de energia, se incrementadas com criatividade (colocando uma proteína junto, por exemplo) podem perfeitamente sair do papel de acompanhamento e ganhar status de prato principal.

Clássicos como a Caprese ou a Caesar também são opções deliciosas, produzidas e com certa "sustância". Um site com receitas incríveis de saladas (e muitas outras coisas deliciosas) é o Panelinha. As idéias de saladas e molhos de lá são tão bacanas e originais que não me atrevi a indicar outro lugar como referência. Entra no link e se joga.

TORTAS

Torta bonita da Ana Elisa

A torta fria pode ser mais que um prato de festas familiares. Geladinha e colorida, ela pode apresentar inúmeras variações, desde as tradicionais de atum e frango (tem uma receita bem bacana e simples no Mundo da Alice) até recheios de patês de legumes diversos, que vão deixar sua torta muito divertida.

Mas se você procura um sabor diferente, existem várias opções de tortas assadas que podem ser consumidas depois de frias. Uma das minhas preferidas é a Torta Contente. Ela é ótima quente, mas quando fria, os sabores já penetraram mais na massa e tornaram-se mais intensos. Fica deliciosa.

Uma das especialistas em tortas na blogosfera culinária brasileira, na minha opinião é a Ana Elisa do La Cucinetta. Na label "tortas" existem muitas opções doces, mas algumas salgadas que são de dar água na boca. Outro blog com muitas receitas boas é o Quiche de Macaxeira. Uma que eu ainda não tentei, mas parece ser muito prática é a Torta Salgada de Liquidificador.

Certamente existem outros pratos fantásticos que dispensam calor - tem gente que come só coisas cruas, naquela dieta famosinha de raw food, então devem haver outros tesouros escondidos. Mas acredito que esse já é um bom começo.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um encontro de arrobinhas para o fim do hiatus

Sim, eu sou uma relapsa. Vamos, podem me xingar, eu mereço. Esse hiatus enorme é praticamente imperdoável. Aos que ainda não pararam de assinar o RSS do meu blog, aos que resistem lendo esse canto nerd-culinário, vamos às explicações.

Após um semestre doido, cheio de aulas e provas e estudos e pouquíssimo tempo para pensar, acabei por engordar bastante. Veio Natal, veio Ano Novo e, passadas as festas, veio a certeza de que eu queria entrar de novo nas minhas calças jeans.

Junto a isso, comecei a acreditar que poucas pessoas liam meu blog. E que essas poucas pessoas não estariam lá muito interessadas em receitas light, por mais bonitas que eu tentasse fazê-las.

Qual não foi a minha surpresa ontem, ao citar o nome do Nerd na Cozinha no Twestival de Porto Alegre (um encontro de twitteiros que aconteceu em diversas cidades ao mesmo tempo e que me proporcionou o prazer de conhecer pessoalmente muitas "arrobinhas" queridas), várias pessoas disseram que conheciam ou que já tinham ouvido falar!

Por isso, me enchi de vontade de voltar a postar as minhas aventuras e desventuras na cozinha. Considerando que eu fui a responsável pelos doces das festas de fim de ano, acho que a receita do Ano Novo seja apropriadíssima para a re-estréia: SORVETE CASEIRO.

mesa de sobremesa do Ano Novo

Posso garantir que, uma vez que vocês comerem sorvetes feitos em casa, produzidos com frutas fresquinhas, nunca mais vão achar os sorvetes industrializados a mesma coisa. Ok, toda pessoa em sã consciência vai continuar adorando os Häagen-Dazs, mas aí é outra história. O problema é que a maioria dos sorvetes vendidos por aí é feito com a mesma massa, só trocando os corantes e flavorizantes. Então comer sorvete de morango feito de morango e sorvete de abacaxi com suco de abacaxi faz uma diferença considerável.


Além disso, essas receitas que eu fiz não precisam de sorveteira. Claro, dá um pouquinho de trabalho - tem que tirar do freezer e bater por 3 vezes, senão o sorvete vira um bloco de gelo colorido. Mas vale à pena: o gosto é insuperável, você pode decorar do jeito que quiser e dar aquele toque pessoal. Aliás, toque pessoal é muito importante até na composição da mesa. No meu caso, usei canecas nerds (do Tchê Linux e Fisl) para colocar a colher de fazer bolinhas e as de sobremesa, o que deixou a composição com a minha cara.

Em nenhum dos dois sorvetes eu usei corantes - o rosa-pálido lindo do sorvete de morangos se deve unicamente à fruta. O sorvete de abacaxi não pode ser considerado um modelo de cozinha saudável, mas é uma deliciosa ode à culinária saborosa e fácil (e de brinde, tem gosto de infância).

Agradeço às arrobinhas que me deram a vontade que faltava para blogar de novo. E se quiserem saber como foi o Twestival (e de quebra conhecer minha cara de pastel - eu sou a bobona fazendo "vida longa de próspera"), dêem um pulinho aqui.

SORVETE DE MORANGO

500g de morangos maduros
1 e 1/2 xícara de açúcar
4 claras em neve
2 copos de leite
300g de creme de leite fresco gelado

* Lave bem os morangos, retire os cabinhos e bata-os no liquidificador com metade do açúcar até formar um purê.
* Bata as claras em neve com o restante do açúcar.
* Junte as claras em neve com o purê de morangos e misture bem.
* Adicione o leite e o creme de leite. Mexa bem.
* Coloque num pote com capacidade para 2 litros e leve ao congelador.
* Quando congelar, bata novamente até ficar macio (coloque aos poucos na batedeira e vá batendo, até ficar fofo). Faça essa operação 2 vezes.
* Minha dica: fiz o sorvete de noite, bati na manhã seguinte e na noite seguinte, quando cheguei do estágio.


SORVETE DE ABACAXI

* 1 lata de leite condensado
* 1 lata de creme de leite (ou melhor: 200g de creme de leite fresco)
* 1 garrafinha de suco concentrado de abacaxi (ou do sabor que você preferir)

Esse é fácil: bater tudo no liquidificador e colocar no congelador. Não tem nem a obrigatoriedade de bater mais vezes, embora fique mais gostoso se você proceder como no sorvete de morango.